De Tudo, Diário da Gestação

Enjôos, Dramins e afins

Por Raquel Guindani

Estou quase entrando na 14a semana.

 Até agora, posso dizer que foi tudo tranqüilo porque não tive nenhuma ameaça de perda do bebê, nem sangramentos. Mas do ponto de vista do meu estômago, não foi nada tranqüilo. Bem pelo contrário: desde a 6a semana de gestação, tenho a sensação de estar vivendo num navio que sacode ao sabor de ondas imensas e constantes. Sim, os enjôos, ou “morning sickness” para os americanos – que, para mim, significam morning, afternoon, evening, night… sickness!

 Vocês devem estar se perguntando: mas os enjôos já não eram para ter passado lá pela 12a semana? Sim, eram, e confesso que estão bem mais amenos, mas ainda preciso do Dramin B6 para viver.

 Quando eu estava grávida do Frederico, tive enjôo da 8a até a 12a semana. Eram náuseas constantes e quase diárias, mas em geral pelo período da manhã. Vomitei poucas vezes, umas 5 ou 6 no total. Mas agora, nessa segunda gravidez, o enjôo resolveu me mostrar a sua cara mais feia: náuseas muito fortes, eterna sensação de desconforto, falta de vontade de comer, total intolerância a cheiros, e vômitos, muitos vômitos.

 Quando eu estava lá pela 9a semana, sofrendo muito, praticamente me alimentando de bolacha água e sal, chá de camomila e água com limão, e já 3 kg mais magra do que no início da gestação, resolvi ligar para a minha médica e dizer que não agüentava mais. Sabe qual foi a resposta dela? Mas por que não me ligou antes, menina?! Me receitou Dramin B6 de 4 em 4 horas, e ufa, que alívio -  me tornei outra pessoa! Voltei a comer, a ter ânimo, a brincar com meu filho… Santo Dramin!

 Ela me falou para, a partir da 12a semana, ir diminuindo o Dramin, pois os enjôos normalmente passam nessa fase da gestação. Já estou espaçando mais o remédio, mas no dia em que tentei ficar sem, todo aquele terror das náuseas e vômitos voltou. Meu corpo ainda não se acostumou com tanta progesterona…

 Vocês sabiam que 50% das mulheres grávidas sofrem com os enjôos no início da gravidez? E que a mesma mulher pode ter enjôo em uma gestação, e não ter em outra? (Eu não faço parte dessa turma de sortudas).

 E vocês, leitoras gravidinhas, também passaram por isso?

  Minha barriguinha de 13 semanas
Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , , ,

159 Respostas para “Enjôos, Dramins e afins”

  1. Em 27 de janeiro de 2011 em 12:08 Alana Porto Alegre respondeu com ... #

    Comigo também foi assim. A primeira gravidez praticamente não enjoei, na segunda foi um horror !!! O agravante é que minha pressão abaixava muito com o dramin, então era uma escolha difícil: enjoar ou ficar atirada. O bom foi quando a minha pequena nasceu, que alívio !!! O pós-parto ? Depressão? Nem pensar, ficava as noites acordadas de tão feliz, por não enjoar mais. Então, Raquel, força que tudo passa!!!
    Alana

    • Em 27 de janeiro de 2011 em 12:21 raquel respondeu com ... #

      Oi, Alana! Pois é, sabe que eu também fico com a pressão baixa com o Dramin, mas prefiro isso a me sentir enjoada. Quando comecei a tomar o remédio, dormia muito, mas agora parece que o meu corpo já se acostumou com o efeito e não fica mais tão “molenga”. Obrigada pela força! Beijo

  2. Em 27 de janeiro de 2011 em 12:54 Simone respondeu com ... #

    Oie! Eu tabém fiquei enjoada até mais ou menos 16 semanas. No início era o dia inteiro e depois fui ficando só pela manhã. Mas digo que graças ao “Santo Plasil” não foi pior. Haja paciência! Eu contava os dias pra passar o enjôo!
    Bjus

    • Em 27 de janeiro de 2011 em 12:58 paula respondeu com ... #

      Simone, eu não posso reclamar. Não tive nada de enjôo do Santiago.

    • Em 27 de janeiro de 2011 em 15:58 raquel respondeu com ... #

      Oi, Simone! Tomara que os meus enjôos passem com 16 semanas também! Beijo

      • Em 9 de março de 2011 em 16:22 Luiza respondeu com ... #

        e muito ruim esses enjous!! to sofrend com isso tambem..

  3. Em 27 de janeiro de 2011 em 13:28 Carol P respondeu com ... #

    Eu quase nao inha enjoos, so no final do dia um pouco, mas o que sentia era muito ansaco e depois q completei 12 semanas o cansaco extra desapareceu. O que encomodava era o cheiro das pessoas as vezes, o perfume, a roupa sei lah o que , e que tambem passaou
    bj

    • Em 27 de janeiro de 2011 em 14:37 paula respondeu com ... #

      Carol P, não tinha enjôos, mas estava sempre cansada… Início de gravidez não é mole. Tudo melhora depois da semana 12, né? Beijos

    • Em 27 de janeiro de 2011 em 15:59 raquel respondeu com ... #

      Oi, Carol! TODOS os cheiros me incomodam, até do amaciante de roupa! Ando na rua e sinto o perfume de todo mundo que passa, é um horror… Beijos

  4. Em 28 de janeiro de 2011 em 17:29 Alessandra respondeu com ... #

    Na minha primeira gravidez eu nao podia sentir cheiro de cebola, muito menos comer! Nossa eu passava muito mal, foi assim toda gravidez, depois que meu filho nasceu foi passando! hehe Ficamos com o oufato muito aguçado quando estamos gravidas!!! Raquel tu ainda nao conseguiu ver o sexo? Dos meus dois guris eu consegui na Transluscencia Nucal! beijos

    • Em 28 de janeiro de 2011 em 17:58 raquel respondeu com ... #

      Oi, Alessandra! É verdade, meu olfato está mais aguçado do que nunca. Não consegui ver o sexo na eco da translucência. Do Frederico também só consegui ver com 15 semanas. Mas acho que semana que vem já terei novidades para contar aqui… Beijo!

    • Em 28 de janeiro de 2011 em 19:42 paula respondeu com ... #

      Acho que descobri o sexo do Santiago mais ou menos na semana 12. Vou confirmar olhando o álbum do bebê… Depois eu conto aqui…

  5. Em 28 de janeiro de 2011 em 21:22 Marina Mottin respondeu com ... #

    Eu fui premiada!! Nada de enjôo… somente pela manhã bem no início não podia sentir o gosto da pasta de dente… haha… bj bj

    • Em 28 de janeiro de 2011 em 21:26 raquel respondeu com ... #

      Que sortuda, Marina! Beijo

    • Em 29 de janeiro de 2011 em 10:30 paula respondeu com ... #

      Marina, eu também fui premiada nesse sentido. Não tive nada de enjôo! Lembro de ter passado mal, de vomitar, um dia apenas. O que me matou foi o sono…

  6. Em 3 de fevereiro de 2011 em 17:34 Alex Dias respondeu com ... #

    Olá acho que sou um estranho no ninho..rs
    Mais minha esposa esta tendo grandes problemas com enjoo tambem e minha sogra ta me deixando maluco em me cobrar que faça alguma coisa, fico contente que isso é normal

    • Em 3 de fevereiro de 2011 em 18:21 raquel respondeu com ... #

      Olá, Alex! Em primeiro lugar, os papais são muito bem-vindos aqui no Mães à Obra! Olha, vou te dizer o seguinte: tenha MUITA paciência com a tua esposa, pois os enjôos são realmente muito difíceis. Tinha certos dias que eu não conseguia nem levantar da cama… Agora, com quase 15 semanas, finalmente as náuseas passaram. A tua esposa já tentou o Dramin ou o Plasil? Uma coisa que me ajudava também era tomar água com limão, mas cada organismo reage de um jeito. Comida apimentada ou gordurosa só piora a situação. Com quantas semanas de gestação está a tua esposa? Outra coisa, tu és de Belém? Como nos achastes? Uma abraço, parabéns pelo bebê que está chegando, e pode ter certeza que tudo vale a pena!

    • Em 3 de fevereiro de 2011 em 20:58 paula respondeu com ... #

      Alex, muito legal ter uma participação masculina aqui no blog. Seja bem-vindo!!! Curiosidade: como chegastes até nós?

  7. Em 3 de fevereiro de 2011 em 17:36 Alex Dias respondeu com ... #

    Realmente as mulheres são umas guerreiras
    é meu primeiro bebe e estou meio atordoado

    alex dias
    belem

  8. Em 19 de fevereiro de 2011 em 16:14 karla respondeu com ... #

    oi gente bom estou de 10 semanas e minha 3 gestasçao estou muito mau mesmo aff com muitos enjoos sem conseguir comer praticamente nada e o que e pior e a salivaçao vivo deitada com ejoos diarios bom estou tomando remedios mais pouco efeito tenho feitos fico minha espereça e de que daqui 2 semanas começem a passar … obrigada por mi escutares to muito mau

    • Em 19 de fevereiro de 2011 em 18:26 raquel respondeu com ... #

      Oi, Karla! Eu sei bem o HORROR que são esses enjôos. Tomara que passem com 12 semanas! Para mim, passaram só com 15…. Eu tenta te alimentar direitinho (eu sei que é difícil), pois eu também fiquei sem comer nada nesse início, e agora estou super anêmica. O Dramin não te adianta? Bom, desejo que tu melhores. Muita força pra ti! Beijos.

  9. Em 9 de março de 2011 em 16:23 Luiza respondeu com ... #

    sofro muito com enjous o que faço pra esquecer disso ? rsr

    • Em 9 de março de 2011 em 17:20 raquel respondeu com ... #

      Oi, Luiza! Infelizmente, só o tempo faz os enjôos passarem… Eu sei, é desesperador mesmo. Tu estás com quantas semanas? Já experimentou algum remédio? Beijo e melhoras para ti.

  10. Em 10 de março de 2011 em 19:35 ná. respondeu com ... #

    Eu estou com 10 semanas… até então não tinha enjoos… no max. dores no estomago… só foi iniciar a 10a. semana para que os enjoos, vomitos, etc… iniciassem… será que isso passa perto das 12 semana ??
    ou se comecei de forma tardia… vou ter enjoo ainda por um bom tempo… não consigo comer nada… só de pensar… passo mal!!!
    beijinhos.
    na.

    • Em 10 de março de 2011 em 21:00 raquel respondeu com ... #

      Oi, Na. Olha, como diz a minha obstetra, cada caso é um caso. Em geral, os enjôos passam por volta da 12a semana. Na minha primeira gravidez, tive enjôo da 8a à 12a semana, sem muito vômitos. Dessa vez, na gravidez da Valentina, fiquei SUPER enjoada e vomitando da 6a à 15a semana. Foi um horror. Mas lembro que a minha médica comentou comigo que é MUITO raro os enjôos ultrapassarem a 16a semana. Eu acho que tu vais ter no máximo mais umas 2 ou 3 semanas de enjôos. Boa sorte! Beijo.

    • Em 4 de agosto de 2013 em 14:08 diva respondeu com ... #

      oi meninas eu tou sofrendo muito mas muito mesmo não consigi comer nada e quando consigo vomito tudo na mesma hora, ja perde 6 quilos em um mes eu tou com 9 semana,eu comecei pasa mal co 6 semanas ja tive que tomar soro na veia de tão fraca que estou o dramim n ta resolvendo nada ja tomei plasil meclim de todo e nada sera que passa com 3 meses? bj boa sorte a todos.

      • Em 5 de agosto de 2013 em 15:52 raquel respondeu com ... #

        Em geral passa com 12 semanas, Diva! Boa sorte e muita força!

  11. Em 13 de março de 2011 em 15:25 vanessa respondeu com ... #

    gente, estou na segunda gestação, e na da minha filha não tive nada meu obstetra brincava q eu era a grávida preferida dele sem problemas nenhum, mas essa agora está de doer estou sentindo uns enjoos muitos chatos q vem pela manha as vezes pela noite e na hora do almoço quando acabo de comer ñ posso nem ver ninguém comendo se não la vai eu colocar tudo pra fora, me alimento aos poucos, será q isso não é legal não sinto aquela fome arrebatadora q todas sentem, pelas minhas contas estou de 8 sem. minha primeira consulta será agora dia 15\ 03 pois descobri essa semana. espero q alguém me ajude.

    • Em 13 de março de 2011 em 17:40 raquel respondeu com ... #

      Oi, Vanessa! Uma gestação nunca é igual à outra mesmo… Dessa vez, infelizmente, fostes premiada! Eu não sentia fome nenhuma também no início da gravidez, justamente por causa dos enjôos. Por isso, acabei ficando bem anêmica com 17 semanas, como já contei aqui no blog. Mas eu acho que o ideal é tu falares com o teu médico, para ver se ele te receita um remédio para os enjôos. Para mim, dessa vez, funcionou o Dramin B6, mas sei que para algumas grávidas o que funciona é o Meclin, ou o Dramin B12. Ah, e para comer, tenta bolacha água e sal, arroz, purê de batata ou macarrão puro. Essas coisas eram as únicas que o meu estômago aceitava, sem nada de tempero. Beijo e boa sorte!

  12. Em 20 de junho de 2011 em 15:32 Greise respondeu com ... #

    Oi, Raquel… adorei esse site…
    tenho sofrido horrores com enjôos matinais, mal posso escovar os dentes… minha médica receitou dramin tb, mas tenho medo de me dar soninhosss.. tb tenho tido pouca fome e quase não consigo tomar o café da manhã…Antes de levantar da cama estou comendo bolacha água e sal … mas surtiu efeitos por dois dias, ontem e hoje estou com muito enjôo…Importa-se em me dizer o nome do seu médico (a)?
    obrigada
    bjs
    Greise

    • Em 20 de junho de 2011 em 17:27 raquel respondeu com ... #

      Oi, Greise. Tu és de POA? A minha médica é a Dra. Mariane Marmontel. Esse enjôos são horríveis mesmo, mas depois de um tempo passam. Tu estás com quantas semanas? Beijo e melhoras.

      • Em 22 de junho de 2011 em 17:14 Greise respondeu com ... #

        Oi, sou sim… vou fazer a minha primeira eco sábado… mas estou entre 4 a 6 semanas.
        obrigada
        bjs

        • Em 22 de junho de 2011 em 17:39 raquel respondeu com ... #

          E tu já estás com enjôo? Puxa, acho que tu deves estar com mais de 6 semanas… Boa sorte, depois nos conta da eco! Beijo.

  13. Em 29 de agosto de 2011 em 17:56 Camila respondeu com ... #

    oi gente!

    Eu estava mto preocupada, pois estou de 7 semanas e nao sinto enjoos, só dor de cabeça e mal estar…depois de ler alguns depoimentos aki me tranquilizei um pokin, mas mesmo assim vou ligar p meu médico, sou mto apavorada, e é meu primeiro bb então já sabem como é..rss…Bjos a todos!! obrigada pelos depo, ajudaram bastante!

    • Em 29 de agosto de 2011 em 18:13 raquel respondeu com ... #

      Camila, cada grávida é diferente da outra! Não precisa te preocupar… E dá graças a Deus por não teres enjôos! Beijo.

    • Em 31 de agosto de 2012 em 20:58 mayara alves respondeu com ... #

      que sorte pois eu descobri com 7 semanas foi incrivel no outro dia comecei a passar mal, estou com 10 semanas e ainda estou passando por enjoos confesso que nao como antes mais ainda preciso do dramin as vezes….boa sorte

  14. Em 24 de outubro de 2011 em 15:03 KARINA respondeu com ... #

    gente, estou com 9 semanas de gestação e já fiz de tudo para amenizar os enjoos, dramin B6, plazil, agua com limão e bolacha de agua e sal não resolveram em nada pra mim….qdo estava ainda pela 4º semana vomitava o dia todo e nada aliviava…até que um dia meu médico receitou um santo remédio chamado vonau flash 4mg, nossa vcs não podem imaginar que alívio estou sentindo…..hj consigo me alimentar super bem, durante o dia trabalho normalmente….graças a Deus estou bem melhor…..

    • Em 24 de outubro de 2011 em 15:07 raquel respondeu com ... #

      Que ótima dica, Karina! Eu não conhecia esse remédio. Beijo e obrigada.

  15. Em 27 de junho de 2012 em 20:35 Fernanda Guedes respondeu com ... #

    Olá meninas…. Eu sei que os posts estão mais antigos, mas quando vi não pude deixar de escrever… Eu tb estou passando muito mal desde a 5 semana e o pior é que não passa com nenhum desses remédios e ainda por cima estou com refluxo… Qdo falam que isso vai até a 12 semanas eu fico desesperada, pois parace que não vou aguentar… Eu ainda estou de 8 semanas! Ai… se alguém souber de alguma coisa , por favor me ajude!!! Pelo menos está tudo bem com meu baby, graças a Deus!

    • Em 27 de junho de 2012 em 21:05 raquel respondeu com ... #

      Fernanda, eu sei bem o quanto desesperador é esse início de gravidez cheio de enjoos. Se os remédios não adiantaram, sinto em te dizer que não há nada a fazer… A não ser esperar! Por volta da 12a semana passa, acredita em mim. Tenta comer coisas leves e ficar mais paradinha, sem muita agitação. Eu lembro que não sentia vontade de fazer absolutamente nada nessa fase. Beijo e boa sorte!

      • Em 27 de junho de 2012 em 23:14 Fernanda Guedes respondeu com ... #

        É exatamente assim que eu me sinto, sem vontade de fazer nada, nem de falar… Só penso em melhorar logo! Obrigada e espero ter força para aguentar mais essas 4 semanas… Bjos

        • Em 28 de junho de 2012 em 9:31 raquel respondeu com ... #

          Aguenta porque vale a pena, Fernanda! Depois que vemos a carinha do bebê ao nascer vemos que toda dor e desconforto é recompensado! Beijo.

  16. Em 20 de agosto de 2012 em 19:53 Fernanda respondeu com ... #

    Olá, estou com 14 semanas e 3 dias o que estou sofrendo com enjoos e vômitos nao consigo nem descrever! Passo muito mal até hoje! Espero que passe logo! Tem mulheres que sofrem até os nove! Mas mãe é padecer paraíso he! Vale a pena sacrifício! Sorte as mamães! Bjs

    • Em 21 de agosto de 2012 em 9:51 raquel respondeu com ... #

      Oi, Fernanda! Eu sei que é difícil essa fase, eu também fiquei super mal na segunda gravidez, mas em geral passa! Da gravidez da Valentina os meus enjoos passaram totalmente só depois de 16 semanas. Beijo e boa sorte!

  17. Em 21 de agosto de 2012 em 10:11 Fernanda Guedes respondeu com ... #

    Olá Fernanda minha xará! Eu tb postei aqui meu sofrimento qdo estava na oitava semana… Hj estou com 16 semanas e me sinto um pouco melhor, já não está tão desesperador qto antes, mas ainda não estou 100 por cento… Acredito que ainda estou em tempo de melhorar, pois não consigo nem pensar na idéia de ficar 9 meses assim… O negócio é ter paciência e pedir muito à Deus que nos dê forças e nos ajude a melhorar logo! (para todas as mamães que passam por isso, pois ninguém merece!!!) Tb queremos curtir esse momento mágico com toda a disposição que é preciso nesse momento! Rs! Bjos a todas

    • Em 21 de agosto de 2012 em 10:25 raquel respondeu com ... #

      De Fernanda para Fernanda… Adorei o apoio e as palavras de conforto! Como é bom ver gente se ajudando assim aqui no site, gurias! Beijão e boa sorte para as duas, acreditem, tudo isso vale a pena, e muito em breve vocês estarão vivendo o momento mais mágico de suas vidas!

  18. Em 21 de agosto de 2012 em 14:04 Jacqueline respondeu com ... #

    Olá meninas! Então estou de 9 semanas do meu primeiro baby, e sofro com enjoos, vomitos e dores de estomago desde a 6 semana, já tomei plasil, meclin 50mg, vonau 8mg e no momento estou adepta do dramin B6, o meclin me ajudou durante 2 semanas depois perdeu completamente o efeito, já o dramin parece que me dá mais disposição, ainda como com cautela e praticamente tudo sem tempero, pois ainda tenho enjoos fracos mesmo com o remédio, é terrivel sinto fome de 2 em 2 horas porém não tenho vontade de comer, é bem complicadinho, no inicio passava tão mal que cheguei a ter diarréia e fiquei desidrata a partir dai comecei com os remédios, o pior de tudo é que passava tão mal que sentia vontade sumir nem da cama conseguia sair, vomitava até tomando água! Mas graças a Deus hj to melhorzinha e tbm espero pacientemente que passe após a 12 semana!
    No momento o que me faz mto bem é tomar gatorade, que repõe os sais minerais que perdemos com os vômitos, comidas sequinhas com pouco sal e de preferência sem tempero, bolacha de água e sal e o que me desce mto bem é picolé e ajuda repor o liquido que perco!
    Li todos os depoimentos e adorei é mto bom poder contar com esse tipo coisa, onde deixamos nossos relatos, até pra desabafar com pessoas q passam ou passaram pelo mesmo que nós, trocar experiências!!!
    Mto obrigada por me ouvirem!
    Abraços

    • Em 21 de agosto de 2012 em 15:05 raquel respondeu com ... #

      Jacqueline, parabéns pela gravidez, e muito obrigada pelo depoimento. Sei exatamente como te sentes. É horrível, e a gente não vê luz no fim do túnel, mas um dia passa, acreditem. Para mim o que funcionava melhor também era o Dramin B6. E eu também comia muito picolé de limão! Beijo.

    • Em 17 de julho de 2013 em 14:34 Cle respondeu com ... #

      Muito bem. é muito ruim enjoo.,mal estar tudo isso junto e misturado em uma fase tão esperada e desejada por nós.Sou mãe de primeira viagem estou muito feliz pois quero muito um filho ou filha meu esposo está encantado á espera tambem.Meu médico me passou Meclin 25 mg porem no começo com 8 semanas foi bom ,mas agora estou na 13 semana não esta fazendo efeito,tive que ir até o Hospital e tomei Plasil na veia foi muito bom durante dias,só tenho muito gosto de agua na boca no escritório fico a cada 2 hr com bolacha de agua e sal e frutas maça,pera e banana.Mas na duvida passei pelo médico e ele indicou Meclin 50, não sei fiquei na duvida pois dobrar de 25 para 50,o Plasil foi mais eficaz,porem senti que o Plasil me deixou um pouco acelerada durante algum minutinhos depois melhorei não vejo á hora de ficar bem e curtir a gestação,pois meu esposo minha família está mega mente Feliz só tenho que agradecer a Deus por este presente divino. Bjsss

  19. Em 21 de agosto de 2012 em 20:11 Fernanda respondeu com ... #

    Meninas! Hoje fui num homeopata ele me receitou uma formula se adiantar passo pra vcs, vou testar he! Ts valendo se funcionar! Uma amiga me indicou vamos ver. Bis

    • Em 21 de agosto de 2012 em 20:56 raquel respondeu com ... #

      Que novidade boa, Fernanda! Depois nos conta se funcionou, nunca ouvi falar nessa alternativa! Beijo.

  20. Em 24 de agosto de 2012 em 2:08 Marina respondeu com ... #

    Como eh bom saber que nao sou a única a passar por isso, já estava deprimida em 1 semana perdi 2 kg , estou na 6 semana e nao agüento mais enjoar! Nao consigo comer nada e meu marido foca revoltado comigo, acha que eh psicológico ! Tomo Dramim mas estou ainda abraçando o trono o dia inteiro! Sucos, sopas, bolacha água e sal, limão , abacaxi .. Nada funciona! Socorro nao sabia que era assim!

    • Em 24 de agosto de 2012 em 2:14 paula respondeu com ... #

      Calmaaaa, isso vai passar!!! Hehehe

    • Em 16 de julho de 2013 em 21:35 marizete respondeu com ... #

      ola meninas tambem estou passando p isso..estou com quase dois meses e ainda sofrendo com os enjoos.melhorou um pouko mais no inicio eu nao conseguia comer nada;fikava uns dois dias sem comer nem agua meu estomago aceitava…agora ja estou conseguindo comer um pouko….estou tomando dramim tambem.foi o unico remedio q me ajudou…ahh e o meu primeiro filho estou muito feliz….bjos a todas e q deus abencoe vcs e os bebes…abracos

  21. Em 11 de setembro de 2012 em 20:33 Juliana respondeu com ... #

    Oi meninas!
    Descobri que estava grávida e estava ótima, não sentia nada diferente, sentia até mais disposição!
    Infelizmente na sexta semana começou os enjöos muito fortes, azias… Tomei o Meclin, mas me dá tanto sono que pareço uma “drogada”. Comecei a tomar 1/4 do comprimido para nao dar sono.
    Hoje estou com medo até de acordar no dia seguinte, porque cada dia que levanto está sendo pior!!!
    Uma dúvida, mesmo prescritos pelo GO esses remédios de enjöo podem ser tomados diariamente?
    Tento ao máximo não tomá-lo, mas não estou aguentando!
    Que Deus nos abençoe para amenizar esses nossos enjöos!

    • Em 11 de setembro de 2012 em 21:20 paula respondeu com ... #

      Bah, Juliana, não sei te responder… Não tive enjôo na gravidez. Quem sabe tu dá uma ligada pra tua médica?

  22. Em 11 de setembro de 2012 em 22:58 Fernanda respondeu com ... #

    Juliana
    Sei mto bem o que estas passando, hoje to com 18semanas e passava tão mal que achei que ia morrer! Eu vomitava 2vezes podia e fiquei tão fraca que quase desmaiava! Agora que amenizaram os enjoos quer dizer nao vomito fazem 2semanas mas ainda enjoo mas estou bem melhor perto de antes! Minha medica disse q podia tomar draine meclin de 6em6horas eu nao suportava nao tomar! Podes tentar homeopatia que e mais ameno! Nunca ficar estômago vazio bolacha da água ajuda! Mas tudo passa e vale mto a pena e por ótima causa! Forca isso passa! Espero ter ajudado! To esperando uma menina! Bjs

    • Em 12 de setembro de 2012 em 0:13 paula respondeu com ... #

      Fernanda, obrigada pela ajuda. Beijo

    • Em 15 de setembro de 2012 em 13:50 Maisa respondeu com ... #

      Olá a todas as gravidas .Estou no começo 7 semanas tenho muita dificuldade de engolir as comidas devido ao meu enjoo todas falam da bolacha de agua e sal mas comigo é um pouco díficil poís ficar mastigando já me dá enjoo optei por sopas mas as mesmas me derram crises de diarréia então me forçei a comer na marra mas acontece que de 2 em 2hs já tenho que comer alguma coisa poís meu estomago já logo embrulha pra tudo é como se tivesse uma montanha russa no meu estomago as vezes não tenho vontade de fazer nada e tb nem conversar com ninguem só de me prostar na minha cama as vezes fico com frio tb mesmo estando no calor mas meu médico disse que todos esses sintomas são normais mas tb não sabia que era assim estou tomando medicação par enjoo vitamina mas tudo que eu queria era me alegrar 100 por cento e ficar melhor para comer mas é tão difícil alguns medos surgem mas acho que tudo isso é normal poís mãe de primeira viagem deve ser assim mesmo mas gostaria de saber de vcs ?e tb o que vcs comem pra ver se me ajuda bjs a todas e boa sorte fiquem com Deus!

      • Em 17 de setembro de 2012 em 16:36 raquel respondeu com ... #

        Oi, Maisa! Esse início é complicado mesmo, eu na segunda gravidez não conseguia comer quase nada, só um pouco de arroz ou purê de batata, chá e bolachas água e sal. E picolé de limão de vez em quando… Mas não te preocupa que tudo isso passa, e depois vem a compensação! Beijo.

        • Em 19 de setembro de 2012 em 12:53 Maisa respondeu com ... #

          oi Raquel muito obrigada pela dica vou exprimentar o sorvete poís tudo que é mais gelado eu tolero mais um grande abco e muito obrigado por me ajudar agradeço de coração.

          • Em 19 de setembro de 2012 em 14:08 raquel respondeu com ... #

            Eu também preferia coisas geladas nessa fase, Maisa. Boa sorte e que melhore logo! Beijo.

      • Em 17 de setembro de 2012 em 18:08 Fernanda Guedes respondeu com ... #

        Oi Maisa! Eu sou Fernanda e tb passei por isso e desabafei por aqui qdo estava no começo da gestação… Realmente é terrível, principalmente pq os remédios não fazem efeito e não tem muito o que fazer, a não ser dizer que vai passar!!! Hj estou de 20 semanas e estou bem melhor, comigo não passou de um dia para o outro como acontece com algumas mulheres, mas fui melhorando aos poucos e agora mesmo não estando 100 por cento, já dá para viver! Não se preocupe que assim q vc se sentir melhor, vai curtir seu bebezinho com muita alegria! Eu fico muito sensibilizada com esses casos, pois é uma coisa que não tem muita explicação, pois tem gestantes q não sentem nada e por ser um momento tão especial q nunca deveria vir acompanhado de uma coisa tão ruim como isso…. Boa sorte! Bjos

        • Em 17 de setembro de 2012 em 19:53 raquel respondeu com ... #

          Que amor teu depoimento, Fernanda! Beijo.

        • Em 19 de setembro de 2012 em 13:00 Maisa respondeu com ... #

          Muito obrigada Fernanda amei seu comentário pois parece que a gente esta meio sozinha e esta sendo muito dificil para mim não tenho experiencia nenhuma com minhas amigas sobre a gravidez ter pessoas respondendo para vc e te dizendo que é normal os efeitos da gravidez é muito importante para mim e para eu poder compreender e assimilar todos esses efeitos na gravidez que são muitos …..Boa sorte a vc tb e bjs !

      • Em 17 de setembro de 2012 em 18:13 Fernanda Guedes respondeu com ... #

        Ah! Esqueci de falar que eu chupava muita pastilha valda e me dava uma certa aliviada, até hj chupo! E nesse período pior minha médica suspendeu a vitamina, pois pode piorar o enjôo… Conversa com seu médico para ele te dizer o q acha! Bjo

        • Em 17 de setembro de 2012 em 19:52 raquel respondeu com ... #

          Pastilha Valda? Essa eu nunca tinha ouvido falar! Beijos.

  23. Em 17 de setembro de 2012 em 19:45 Juliana respondeu com ... #

    Oi Fernanda! Muito obrigada por suas palavras! Estou como vc, não consigo ficar sem tomar o Meclin…
    Maisa, sei muito bem o que está passando! Até a 6 semana estava ótima e na 7a começaram os enjôos!
    Estou igualzinha vc, sinto um frio imenso! No trabalho eu sofro até com ar condicionado!
    Vou trabalhar por obrigação mesmo, pq minha vontade era de ficar deitada, quietinha, sem falar com ninguém!
    Dicas para comer é mto difícil! Porque qq cheiro faz enjoar mais. Tente comprar picolé, eu gosto do frutare de coco.
    Eu só consegui comer depois que comecei a tomar o Meclin, mas tomo 1/4 de manha e 1/2 a noite.
    Tente um pão molinho, tipo bisnaguinhas. Purê de batata e arroz.
    O mais importante é se distrair, eu ficava pesquisando sobre enjôos e ai que eles não paravam…
    Vc não está sozinha! Vamos compartilhar dicas aqui!
    Espero ter te ajudado!
    Bjo e fica com Deus

    • Em 17 de setembro de 2012 em 19:51 raquel respondeu com ... #

      Muito legal o teu apoio, Juliana! Eu também só tinha vontade de ficar deitada. Beijo.

    • Em 19 de setembro de 2012 em 13:07 Maisa respondeu com ... #

      oi Juliana tudo bem?Receber msg de vcs esta sendo muito reconfortante para mim poís eu vejo que os meus sintomas não são os unicos e existe pessoas iguais a mim tb ,quando começei a enjooar direto e sentir os efeitos da gravidez colicas enjoo desconfortos logo começei a pesquisar na internet foi ai onde decobri este site tão querido que abre espaço para as gravidas poderem trocar as experiencias a cada momento e tb a perder um pouco do medo de sentir as reações em nosso organismo com a chegada de um bebe se depender de mim falarei com vcs sempre e trocaremos dicas sim obrigada mesmo de coração vc me ajudou tb e muito .
      bjs e fica com Deus vc tb !

      • Em 19 de setembro de 2012 em 14:09 raquel respondeu com ... #

        Que bom que encontraste conforto no nosso site, Maisa! Tudo vai melhorar, tu vais ver… Beijo.

  24. Em 18 de setembro de 2012 em 11:01 Addeline respondeu com ... #

    Oi Raquel!

    Encontrei o site aqui pesquisando sonre enjôos rsrs

    Estou na 17ª semana e meus enjôos,depois de um tempo normal,voltaram a todo vapor,sempre pela manhã e à noite.Desde o inicio da gravidez,eu sofro com nauseas e muito vômito.Não tomei nenhum remédio, só os que a médica me indicou,como ácido fólico e sulfato ferroso.Mas creio que se ainda continuar,vou precisar tomar algo pra melhorar.E o calor tá me fazendo muito mal também,minha cidade é super quente.rs

    Abraços.

    • Em 18 de setembro de 2012 em 11:26 raquel respondeu com ... #

      Addeline, conversa com a tua médica, mas sei que remédios para enjoo como Dramin e Meclin são permitidos nessa fase da gestação – sempre com acompanhamento médico, claro. O Dramin me ajudou muito na segunda gestação, e o Meclin na primeira. E com certeza o calor só faz piorar a situação de desconforto… Boa sorte! Beijo.

  25. Em 18 de setembro de 2012 em 19:26 Juliana respondeu com ... #

    Oi Raquel! E meninas…
    Sou de SP mas estou morando no Rio, ainda não consegui achar uma obstetra que confiasse. Não sei de onde vcs são, mas têm alguma indicação?
    Bjos e os enjôos continuam firmes e fortes….

    • Em 18 de setembro de 2012 em 21:01 raquel respondeu com ... #

      Oi, Juliana. Nós somos de Porto Alegre, infelizmente não podemos te indicar alguém no Rio… Mas quem sabe alguma leitora carioca pode ajudar? Beijo e boa sorte.

  26. Em 25 de outubro de 2012 em 16:51 Grazi respondeu com ... #

    Olá Meninas! Estou com 6 semanas (acho, porque vou fazer o ultrason amanha) e comecei a enjoar fazem 3 dias… Nossa vi como sou molenga… pa não suportava mais as náseas e os enjoos. Foi ai que comecei a tomar o Meclim… um ótimo remédio.. depois de uma hora que você toma ja sente um grande alívio. Não passa totalmente o Enjoo mas dá um grande alívio! Que Deus nos ajude nesta fase complicada que é o início da gestação!

    • Em 25 de outubro de 2012 em 18:03 raquel respondeu com ... #

      Que bom que o Meclin funcionou pra ti, Grazi! Parabéns e boa sorte na gravidez.

  27. Em 7 de novembro de 2012 em 23:22 Camilla respondeu com ... #

    Olá meninas esse é um tema que todas as mamães procuram saber… Estou de 9 semanas e enjoando desde a 6 porém nao vomito como de tudo mas meus enjoos começam depois das 4h da tarde e vão ate hora de dormir, o dramin nao gostei mas o plasil tira com a mão!!! Beijo e boa sorte a todas

    • Em 8 de novembro de 2012 em 10:35 raquel respondeu com ... #

      Camilla, sorte a tua não ter os famigerados enjoos de manhã… E o Plasil não te dá muito sono?

      • Em 30 de novembro de 2012 em 9:04 Camilla respondeu com ... #

        Raquel não sinto sono não, apenas com o Dramim, estou entrando na 12 semana e ainda enjoo e forte!!!! mas acredito que logo acabará, é terrívelllllll

        • Em 30 de novembro de 2012 em 10:54 raquel respondeu com ... #

          É terrível mesmo, Camila. Eu já contei que na gravidez da valentina tive enjoo até 16 semanas… Tomara que o teu passe logo! Beijo e boa sorte.

  28. Em 8 de novembro de 2012 em 6:01 priscilla respondeu com ... #

    na minha primeira gravidez nao senti nada e nem na segunda agora estou na terceira gestacao e de gemeos ainda minha vida e correr pro banheiro nao consigo comer e nem sentir cheiro de nada qualquer cheiro me da enjoo comeco a comer e logo tenho q parar ja perdi 3 kls hoje vou ao medico preciso de um remedio urgente tchau meninas

    • Em 8 de novembro de 2012 em 10:37 raquel respondeu com ... #

      Puxa, Priscilla, que coisa… Os especialistas sempre dizem que uma gravidez nunca é igual à outra, né? Eu também perdi peso no início da minha segunda gravidez por causa dos enjoos, foi uma fase terrível. Ainda bem que depois de uns meses passa… Boa sorte!

  29. Em 13 de novembro de 2012 em 21:32 Loren respondeu com ... #

    Boa noite gravidazinhas … eu estou escrevendo aquí agora por que estou desesperada com este mal estar .Estou de nove semanas e as vezes não aguento fico desesperada e choro, não quero sair da cama , sinto frio, não consigo fazer nada e olha que tenho uma loja para inaugurar e eu nem sei por onde começar. Estou tomando mesmo por minha conta o GAVISCON para não sentir tanto refluxo , mas a salivação triplicou e não consigo engolir de uma sí vez. Meu único conforto e também para todas as que sentem enjoos e salivação é que pelo que lí ; foi comprovado que os bebês de mães que sofreram enjoos na gestação tem o QI mais alto que o normal e acho que é verdade pois da minha primeira gravidez tenho um menino de 3 anos super inteligente. Então vamos pensar nisso pelo menos até que isso acabe uffffff.

    • Em 14 de novembro de 2012 em 10:14 raquel respondeu com ... #

      É mesmo, Lorena? Nunca tinha ouvido falar nessa relação enjoo x filhos inteligentes! Bom, sobre o teu desconforto, eu sei que é horrível, eu também me sentia super desanimada além de enjoada, mas tudo passa! Mais algumas semaninhas, talvez 1 mês, e tu estarás te sentindo melhor! Beijo e boa sorte.

  30. Em 29 de novembro de 2012 em 20:59 jessica respondeu com ... #

    eu estou sentindo muito enjoo meu medico ja me receitou tres tipos de dramin mais nenhum ate agora adiantou me forço pra comer e ainda assim consigo comer muito pouco nem sei mais oque fazer :/ , mais ainda bem que meu medico me falou que é por pouco tempo ainda esses enjoos beijos a todas vcs mamaes ou futuras mamaes

    • Em 30 de novembro de 2012 em 8:34 raquel respondeu com ... #

      Jessica, tem que ter paciência mesmo! Em seguida passa! Beijo.

  31. Em 20 de dezembro de 2012 em 14:57 Vaneide ferreira respondeu com ... #

    Olá estou com 8 semanas…é meu primeiro bebê e estou muito feliz, agradeço a Deus todos os dias,mas estou com muuuuito enjôos,náuseas,cólicas,mudanças repentinas de humor,mal estar, indisposição e cansaço affffffffffffff!Bjs

    • Em 20 de dezembro de 2012 em 19:16 raquel respondeu com ... #

      Isso é assim mesmo, Vaneide! Força aí! Beijo.

  32. Em 5 de janeiro de 2013 em 1:29 vanessa galvão respondeu com ... #

    Parabéns pelo site, as experiências de vocês estão me ajudando bastante;vou experimentar o Dramin B6.bjs.

    • Em 5 de janeiro de 2013 em 22:07 raquel respondeu com ... #

      Que bom, Vanessa! Boa sorte aí. Beijo.

  33. Em 6 de janeiro de 2013 em 18:34 Elaine respondeu com ... #

    Olá meninas, cheguei ao site(e estou adorandoooo) pesquisando sobre enjoôs e adorei ler que a maioria passa por isso!
    estou com 5 semanas e passei o final de semana todo sem nada do estomago ! tomei o draminb6 e até agora tá segurando! Tomara q eu consiga!
    Essa fase está muito dificil, nao consigo pensar em mais nada do que esses enjôos.Gostaria de pensar mais nas coisas do bebê , mas nao consigo :( , espero q isso passe logo!E ainda ir trabalhar assim, nossa….que sufoco! e vcs como faziam no trabalho qdo se sentiam mal?

    • Em 6 de janeiro de 2013 em 21:49 raquel respondeu com ... #

      Bem-vinda ao Mães à Obra, Elaine! Como ja foi dito nos muitos comentários anteriores, essa fase vai passar e fostes abençoada com um bebezinho! Aguarda que vai melhorar! Beijo.

  34. Em 6 de janeiro de 2013 em 21:57 Camilla respondeu com ... #

    Meninas, depois que completei 16 semanas meus enjoos diminuiram 80%, e já consigo saborear novamente….fiquem firmes!!!!!

    • Em 6 de janeiro de 2013 em 22:00 raquel respondeu com ... #

      Na minha segunda gravidez os enjoos também passaram com 16 semanas, Camilla!

  35. Em 16 de janeiro de 2013 em 15:00 Carol respondeu com ... #

    Meninas, eu tomei bastante água de côco e para mim, funcionou! Compro dessas de caixinha do super.Tbm sempre tinha de comer alguma coisa, uma bolachinha água e sal, de aveia e mel, ou a de chocolate da nesfit. É proibido sentir fome, pois é aí que o enjoo vem. E usem remédios apenas com indicação dos seus médicos!!! Quis deixar aqui a dica!

    • Em 16 de janeiro de 2013 em 17:47 raquel respondeu com ... #

      Boa essa dica da água de côco, Carol, eu não cheguei a experimentar nessa fase da gravidez! Tens razão quanto a não passar fome, pois nesse caso o enjoo piora. E com certeza grávida só pode tomar remédio com indicação da obstetra! Beijo.

  36. Em 12 de fevereiro de 2013 em 19:59 camila fernandes respondeu com ... #

    Olá meninas achei interessante o site estou na minha primeira gravidez estou com 7 semanas e os enjoos e vomitos terriveis nada para no estomago estou apavorada hj fui na medica e ela me deu plasil na veia com soro mas ainda vomitei depois de comer o almoço espero dividir experiencis com vcs
    CAMILA FERNANDES

    • Em 13 de fevereiro de 2013 em 14:16 raquel respondeu com ... #

      Puxa, Camila, plasil na veia eu nunca precisei tomar! No conta como foi a experiência, e bem vinda ao Mães à Obra! Beijo e boa sorte.

  37. Em 21 de fevereiro de 2013 em 23:46 Thais respondeu com ... #

    Olá meninas,fiquei muito feliz qnd achei o site.
    Acreditam que o meu desespero é tão grande que lí todos os comentarios acima?!
    Sinto tanto enjoo a ponto de vomitar tudo,nem agua para no meu estomago.Fiquei um dia inteiro comendo biscoito de agua e sal,porém isso nao mata fome.
    Estou com 9 semanas e nao vejo a hora de amenizar isso!
    Uma noticia boa é que experimentei a azeitona que descobri ontem quando comecei a ler os posts e passei o dia melhor!
    Bjus!

    • Em 22 de fevereiro de 2013 em 9:51 raquel respondeu com ... #

      Oi, Thais! Como deves ter visto nos comentários acima: em seguida vai passar! Mas eu sei bem o quão desesperador é isso… Sabes que uma amiga minha me disse que comer azeitona e pepino em conserva aliviava o enjoo dela? Coincide com o que tu falaste… Beijo e boa sorte aí!

  38. Em 22 de fevereiro de 2013 em 9:59 Thais respondeu com ... #

    Obrigada Raquel!
    Continuo na luta com a azeitona enquanto for dando certo rs
    Bjus

  39. Em 9 de março de 2013 em 23:29 daieny respondeu com ... #

    eu descobri que estava gravida com 6 semanas desde entao nao consigo comer nada nem agua comecei a tomar dramin b6 deu uma aliviada mas ainda nao consigo comer quase nada agora ja estou com 10 semanas ja comecos a aliviar gracas A DEUS o engracado e que eu enjoo mas anoite doque de dia e o pior e que trabalho em posto de gasolina isso me enjoa muito, alguem sabe me dizer quantos meses e a licensa maternidade adorei os comentarios me ajudaram muito obrigado a todos que participam beijos

    • Em 11 de março de 2013 em 8:23 raquel respondeu com ... #

      Dainey, em seguidinha os enjoos vão passar, agora já está no final dessa fase mais complicadinha. A licença maternidade obrigatória é de 4 meses, mas alguns empregadores já dão 6 meses, daí tens que conversar com a empresa… Que bom que os comentários te ajudaram! Seja bem-vinda ao Mães à obra!

    • Em 1 de julho de 2013 em 9:28 Dani Correia respondeu com ... #

      Gente tb tomo Dramin B6 já tomei Meclin mais sempre fico cheia de gases presas alguém sabe mim dizer o que fazer?

  40. Em 27 de março de 2013 em 13:23 Elisa respondeu com ... #

    Oi meninas! Estou com 13 semanas da segunda gestacao e enjoando bastante ainda, principalmente a noite. Confesso que melhorou muito em relacao as primeiras semanas, que nao conseguia fazer absolutamente nada, mas ainda existem. Estou contando os Dias pra terminar, achei que essas alturas tudo teria passado. Optei por nao tomar nenhuma madicacao, sou meio chata com essa coisa de remedio pois fico lendo a bula e os riscos que podem existir e acabo desistindo antes de tomar, sei que isso piorou os meus Dias. Tenho Fe e espero que tudo passe logo pra todas nos! Ah, uma observacao, meus enjoos foram mais dificil nesta segunda gestacao. Com alguem foi assim? Tive um menino na primeira e agora e menina, alguem sabe se alguma coisa tem a ver? Acho que nao, ne? Bjs

    • Em 27 de março de 2013 em 15:33 raquel respondeu com ... #

      Elisa, como já contei várias vezes aqui no site, tive muito mais enjoos na segunda gestação do que na primeira, e também tive primeiro um menino e depois uma menina. Mas, sinceramente, não sei se isso tem alguma coisa a ver… Força aí, em seguida vai passar! Beijo e parabéns pela gravidez.

      • Em 2 de abril de 2013 em 17:07 Elisa respondeu com ... #

        Pois e Raquel… Sabe que o meu obstetra, o mesmo da minha primeira gravidez, disse que a tendencia e ser pior mesmo pois estamos com mais coisas pra fazer como dar atencao ao primeiro filho. Ele disse que na primeira gravidez Podemos ficar mais quietinhas, relaxadas e ai os sintomas tendem a ser mais leves. O meu Bernardo nao para um minuto. O meu descanso e quando ele vai pra escolinha e como trabalho em casa consigo pensar em outras coisas. Mas tudo anda dificil ainda, principalmente as noites… Coitado do meu marido..rs..

        • Em 2 de abril de 2013 em 18:07 raquel respondeu com ... #

          Pode ser que seja isso mesmo, Elisa! Beijo.

  41. Em 2 de abril de 2013 em 15:37 Cilene respondeu com ... #

    Nossa, ao ver esses comentários, senti um pouco de alívio, pois eu já estava começando a suspeitar que tinha algo errado comigo.
    Não suporto sentir cheiro de nada: perfumes,sabão, sabonete, amaciante detergente, lustra móveis, desinfetante, comidas, ou seja tudo que contenha qualquer cheiro.
    Não tenho crises de vômito, mas em compensação tenho azia 24 hs por dia, porque não consigo dormir bem. Tenho insônia, falta de apetite, tonturas. Tudo isso não está me deixando curtir minha 1ª gravidez, estou ficando com trauma, rezo pra isso acabar.

    • Em 2 de abril de 2013 em 16:37 raquel respondeu com ... #

      Cilene, todo este mal estar é super comum no início da gestação. Eu sei que é difícil, mas o que posso te dizer é: vai passar! Com quantas semanas tu estás? Beijo.

      • Em 3 de abril de 2013 em 19:55 Cilene respondeu com ... #

        Oi Raquel, esperançosa com suas palavras.
        Eu estou com 12 semanas.
        bjo

      • Em 4 de abril de 2013 em 14:04 Thais respondeu com ... #

        Cilene não sou muito diferente de vc,na verdade meu sufoco ainda acho pior pq eu vomito tudo,exatamente tudo que como.Até beber agua me da enjoo.Já tomei todos os remédios indicados e nenhum fez efeito.Agora se nao me engano estou na 15 semana e estou um pouquinho melhor,o terror dos cheiros continua,não como feijão e arroz tem quase 1mes.Tb não aproveitei muito e fiquei preocupada mas como dizem todas as mamães que passaram por isso:Vai passar rs
        Boa sorte pra vc!
        Bjs

  42. Em 2 de abril de 2013 em 17:09 Camilla respondeu com ... #

    Cilene vai passar mesmo!!!! fica firme aíii, logo vc começará a curtir

    • Em 3 de abril de 2013 em 19:59 Cilene respondeu com ... #

      Camila, espero que tudo passe mesmo, pois essa criança e muito desejada por todos da minha família, mas principalmente pelos pais do meu marido, que estão comemorando o primeiro netinho deles.
      abraço

  43. Em 4 de abril de 2013 em 20:24 LARISSA respondeu com ... #

    Estou na 4 semana e desde 15 dias de gestação estou com muito sono,mole indisposta, humor alterado, muito desconforto náuseas e falta de ar estava evitando o Dramim mas hj n suportei e acabei de tomar espero que melhore .

    • Em 5 de abril de 2013 em 10:03 raquel respondeu com ... #

      Larissa, o Dramin ajudou bastante a amenizar meus enjoos na segunda gestação. Boa sorte aí, como pudeste ver pelos comentários, esse desconforto todo passa lá pelo quarto mês! Beijo.

  44. Em 9 de abril de 2013 em 20:58 giselle respondeu com ... #

    Estou com 8 semanas e 2 dias, desde a semana passada a situação só piorou,mts náuseas, qualquer cheiro é insuportável, to enjoada de tudo de comer,mas o pior q de meia em meia hora sinto fome e fico procurando coisas diferentes para comer, meu marido diz que já não aguenta mais ir ao supermercado, tomei uma caixa de dramin e agora estou no meclin, sinceramente não sei se estão me aliviando, só tenho vontade de ficar deitada e sozinha, estou de licença saúde por conta das náuseas e sinceramente não sei se aguentarei voltar p trabalho qnd a licença acabar.Me sinto bem quando como melancia e sorvete fruttare de côco.O que tam bém me ajuda um pouco é chupar gelo.Esse gosto horrível na boca está me deixando desesperada.

    • Em 9 de abril de 2013 em 22:26 raquel respondeu com ... #

      Giselle, tudo isso que descreveste é bem normal, infelizmente. Mas vai passar daqui uns 2 meses! Vai aguentando aí, tentando evitar alimentos pesados, descansando bastante. Boa sorte! Beijo.

  45. Em 10 de abril de 2013 em 10:36 giselle respondeu com ... #

    Obrigada Raquel pelas suas palavras, mas será que 2 meses não é demais?Estou contando que daqui 1 mes voltarei ao normal, porque sinceramente 2 meses eu não aguento!Você é da onde?Gostei muito desse blog, confesso que até o computador eu enjoei, mas ontem resolvi entrar na net para pesquisar sobre depoimentos de pessoas que estão passando por isso e achei no google, li todos os comentários.Grande abraço!

    • Em 10 de abril de 2013 em 11:00 raquel respondeu com ... #

      Giselle, a duração dos enjoos depende muito de cada organismo, na minha primeira gravidez foi até 12 semanas, e na segunda até 16 semanas… Eu sei que parece que a gente não vai aguentar, mas acredite em mim, depois tudo passa é recompensado pela chegada da criança carregada de amor em nossos braços. Somos de Porto Alegre, que bom que gostaste do Mães à obra, seja bem-vinda ao nosso mundinho! E tu, de onde és? Abraço.

  46. Em 16 de abril de 2013 em 13:14 karla respondeu com ... #

    Ola meninas,
    Estou com 9 semanas, mas desde o inicio quando descobri que estava grávida(com 6 semanas) não paro de enjoar…. o pior são os vômitos que não param, ja fui 3 vezez ao hospital tomar soro e fiquei internada por 3 dias com hiperemese gravídica.Já me desesperei bastante, chorei muito, não sabia que seria assim… mas graças a Deus estou conseguindo pelo menos por 1 ou 2 dias me sentir melhor… ainda vomito e enjoo muito. A esperança é que seja o começo do fim, já vou completar 10 semanas e espero que acabe com as 12 semana.É maravilhoso um local como este para vermos que não estamos sozinha. um beijo!!!! Sim estou tomando agora Gob 6( vou ver se melhora), pois o meclim não ajudou muito….

    • Em 16 de abril de 2013 em 13:50 raquel respondeu com ... #

      Oi, Karla! Em primeiro lugar, parabéns pela gravidez. Pelo teu relato, acho que o teu caso de enjoos é dos mais graves que já ouvi falar. Lembro que a princesa Kate ficou internada no início da gravidez, assim como tu. Mas vai acabar esse suplício, sim, podes ter certeza. Aqui no Mães à Obra trocamos muitas figurinhas e apoiamos uma à outra, seja bem-vinda! Esse remédio que falaste, o Gob 6, eu não conhecia. É novo? Beijo.

  47. Em 9 de maio de 2013 em 12:06 Jacque respondeu com ... #

    Olá pessoal,
    Estou de 8 semanas e estou muito mal, é tão bom ouvir os depoimentos de vocês, me fortalece pois não estou sozinha. Na gravidez do meu primeiro filho eu era muito novinha e ja não lembrava o quanto essa fase era horrivel…. Estou anciosa para chegar a fase de só querer comer e comprar roupinhas.

    Boa sorte para todas nos…
    Que venha com muita saude nossos babys…

    Bjks

    • Em 9 de maio de 2013 em 13:25 raquel respondeu com ... #

      Parabéns e boa sorte, Jacque! Beijo.

  48. Em 21 de maio de 2013 em 12:51 Zuca respondeu com ... #

    Oi pessoal,

    Tenho 42 anos e estou com 09 semanas. Antes mesmo da menstruação atrasar já sabia que estava grávida, pois comecei a arrotar muito, barriga inchada, teve um dia que senti um calor no pé da barriga… Logo em seguida começaram os enjoos, nauseas o dia inteiro, qualquer cheiro mais forte é insuportável, não tinha vontade de comer nada, optei por sopas, frutas, comia muito feijão, bolacha agua e sal, mas vieram duas diarrreias… A partir de 07 semana piorou o mal estar, comia pq era o jeito, mas pouca coisa. Choro muito, me irrito com facilidade, só tenho vontade de ficar deitada, fico preocupada, pq todo muito fala que os 03 primeiros meses devemos nos alimentar bem, mas como? Essa semana os enjoos estão mais leves e estou rezando que passem logo, para que consigar me alimentar melhor e curtir minha gravidez tão desejada. Nas primeiras semanas sentia um pouco de cólica, depois de 07 semanas passaram. Me acordo duas vezes na noite para ir ao banheiro. Isso é normal. Beijos

    • Em 21 de maio de 2013 em 14:45 raquel respondeu com ... #

      Parabéns pela gravidez, Zuca! Estás certa, todos esses desconfortos vão passar. Beijo.

  49. Em 1 de junho de 2013 em 10:02 Alessandra Fernandes respondeu com ... #

    Olha, eu enjoei horrores na gravidez do meu pequeno (hoje ele está com dois anos). Sempre gostei de café da manhã com torrada, geleia e um café com leite bem quentinho. Quando comecei a não tolerar nem o cheiro do pão torrando e da minha geleia preferida, já suspeitei (minha gravidez não foi planejada, mas ganhei o melhor presente do mundo).

    Daí os enjoos pioraram: de manhã só descia moça flakes com leite gelado. Como ainda estava morando com minha mãe na época, ela surtou com uns sucos de couve, beterraba, cenoura e limão. No início não descia, mas com o tempo, isso se tornou o melhor desjejum. Aí ficou o suco e depois o cereal com leite (nessa ordem).

    Escovar dentes? Ô martírio! Tinha comprado um perfume que dei para a minha mãe com ordens de não usá-lo quando eu estivesse por perto (até hoje eu não tolero o cheiro desse perfume nem do desodorante dove for men que minha mãe cismou de querer usar).

    Tinha que ir trabalhar e os cheiros da condução…Nem digo!

    Mas como os enjoos começaram, eles pararam. E aí veio a fome… Gigante! E engordei 21 Kg. Não conseguia parar de comer e só levava bronca do meu obstetra e da minha nutricionista.

    Hoje eu estou com meu presentão do lado.

    • Em 1 de junho de 2013 em 13:07 raquel respondeu com ... #

      Hehe, Alessandra,adorei o teu relato… Me identifiquei com muitas coisas, para mim escovar os dentes e cheiro de perfume também eram um martírio, e tem alguns cheiros que não suporto até hoje, mesmo tendo se passado 2 anos da minha última gravidez (o sabonete Lifebuoy que meu marido usava na época, e sabão de côco de lavar roupas). Mas como tu disse, tudo passa, e o maior presente da vida é ter nossos pequenos ao nosso lado! Beijo.

  50. Em 3 de junho de 2013 em 15:37 sueli respondeu com ... #

    ando sofrendo d+com nauzes e enjoos ta d+,,24 hras por dia ..nao sei oq fazer ,,to de 8 semanas nao vejo a hora desse enjoos me deixaremmm…

    • Em 3 de junho de 2013 em 16:02 raquel respondeu com ... #

      Em seguida esse desconforto vai passar, Sueli, e daí a gravidez vai ser só curtição! Beijo.

    • Em 4 de junho de 2013 em 12:21 Alessandra Fernandes respondeu com ... #

      É ruim, mas depois passa. Tente não ficar de estômago vazio que é muito pior! Come biscoito de água e sal, alguma coisa gelada… Ajuda muito. Mas se mesmo assim for insuportável, converse com o seu obstetra que ele vai te dar a melhor solução! Beijos

  51. Em 3 de julho de 2013 em 12:15 neida Cruz respondeu com ... #

    olá Meninas… Nossa li todos comentários e realmente é muito díficil essa fase de enjoous e vômitos,tambem estou passando por isso,estou com nove semanas e parece q cada dia a sensação é pior …
    Comecei sentir os enjoous com seis semanas daí pra cá só desanimo,cansaço,meu corpo só pede cama,salivo muito e o pior minhas atividades profissionais pararam,nem consigo trabalhar,fico muito angustiada com esses sintomas pedindo a Deus para que tudo passe logo,para q possa curtir a gestaçaõ,mas com fé nele tudo vai passar,fico contando os dias para terminar esse primeiro trimestre logo..

    bjs .

    • Em 3 de julho de 2013 em 12:45 raquel respondeu com ... #

      Pois é, é difícil mas passa… Força aí!

    • Em 3 de julho de 2013 em 13:04 zuca respondeu com ... #

      Neida,

      Eu sentí tudo que vc descreve. Nossa era horrível!! Hoje estou com 15 semanas e há 02 semanas meus enjoos diminuíram muito. Hoje quase não tenho enjoo e qdo tenho é mínimo. Pode acreditar que passa!! Agora comecei a curtir a minha gravidez e me alimentar bem melhor. Tenho mais vontade de me arrumar e voltei a me sentir bonita. Aguenta firme que logo vai passar. bjs

  52. Em 4 de julho de 2013 em 19:08 neida Cruz respondeu com ... #

    Zuca,

    Não vejo a hora de poder falar que acabou os enjoous,ou q pelo menos diminuiram…rsrs, mas vai passar …
    Vc já sabe o sexo do seu bebe?

    bjs

    • Em 7 de julho de 2013 em 12:53 Paula respondeu com ... #

      Ai gente, esse momento das nauseas eh desesperador. Estou na minha segunda gestacao e realmente achei que desta vez seria diferente, afinal tive nauseas e vomitos ate o dia do parto e vivia a base de dramin. Agora estou com 7 semanas e a historia se repete. O medico me receitou vonau de 8mg e pediu pra eu intercalar com o dramin se a coisa apertar…e ela aperta mesmo. O pior eh que ganhei nessa gravidez febres e calafrios…eh dureza viu!? Boa sorte a todas!!! Que possamos sobreviver e finalmente curtirmos esse momentp especial

  53. Em 17 de julho de 2013 em 16:11 Tamy respondeu com ... #

    Olha gente, gostei muito de cada comentário… Sou mãe de primeira viagem, e já estava ficando desesperada, pois estou sentindo enjôos constantes há umas 4 semanas… O Dramin não está ajudando muito.. Mas há 5 dias a situação se agravou, não estou comendo e nem água tá descendo, vomito umas 8 vezes por dia (aquele líquido amarelo que tem gosto horrível) estou me sentindo fraca, já emagreci uns 3 quilos… Fui no hospital ha 2 dias e tomei soro com plasil intravenoso, mas não adiantou nada… Já comecei a vomitar na porta de saída… Mas o médico disse que não tem o q fazer…
    Hoje estou com nove semanas… E espero que só dure até a 12ª…
    Mas vendo que não sou aúnica me sinto mais aliviada!!!

    • Em 22 de agosto de 2013 em 13:54 MICHELE respondeu com ... #

      Tamy,tambem estou assim ,tem dia que fico melhor um pouco,mais toda vez que fui para o hopital muito ruim os medicos me passavam a guia para internação,mais tentei evitar ficar internada,pois já tenho um filho de 11 anos e não queria deixa-lo,mais semana passada não teve jeito tive que ficar internada,mais foi ate bom estou me sentindo mais forte,com menos tonteira e fraqueza,só que os enjoos e os vomitos continuam,já perdi 6,5 kg estou com 14 semanas,sabe o que tem me mantido hidratada ;gelatina e agua bem gelada,com pedrinhas de gelo durante a madrugada,sopa de legumes tambem ajuda,a dieta deve ser leve para não forçar o estomago,estava tomando o Vonau 8 mg de 8 em 8 horas,mais alem de custar R$ 50,00 a caixa com 10 comp.estava me dando muita fraqueza,agora estou tentando o Dramim B6,estou me sentindo melhor,só não consegui sair da cama ainda,mais tenho fé e acredito que e só um momento dificil e vai passar,desejo a todas as mamaes muita paciencia,e fé que tudo vai passar e vamos ser abençoadas com os nossos bebes;bjs a todas e fiquem com Deus.

  54. Em 18 de julho de 2013 em 3:22 Ana respondeu com ... #

    Olá meninas!

    Sou seguidora do blog desde minha 1a gravidez (2012), mas é a 1a vez que comento.
    Estou feliz em ler os depoimentos pois estou numa situação parecida com um agravante: estou morando fora do Brasil e descobri aqui a gravidez por conta dos enjôos. Como a questão aduaneira pode se complicar causando demora na entrega de medicamentos via Correios, hj, depois de 10 dias de terror, me consultei com um medico local para que me receitasse algo ( aqui os remédios sao extremamente controlados).
    Ele me deu a prescrição (ufa!) e me indicou um site do hosp Mont Sinai de Toronto que estuda essa questão das náuseas e vômitos e o impacto que causa na vida da gestante. http://www.motherisk.org. O assunto eh NVP (náusea vomit in pregnancy). Tem os estudos mais recentes publicados, assim como os remédios comprovadamente seguros para gestação. Achei super completo e caiu como uma luva pra esta situação.
    Veja que legal como eles abordam a questão piscicologica… ninguém leva isso em consideração, afinal “faz parte da gravidez”, nao eh!? Tao injusto…
    Bjs a todas e espero que amanha o dia seja mais fácil que hj…

    Ana

    • Em 18 de julho de 2013 em 12:38 raquel respondeu com ... #

      Oi, Ana! Entrei no link e adorei os artigos, muito bons mesmo! Obrigada por compartilhar! E desejo que melhores logo… Beijo.

  55. Em 20 de julho de 2013 em 20:35 Danielle respondeu com ... #

    Olá pessoal, estou na 11 semana ainda tenho enjoos e até quando penso em certas comidas, me enjoa, evito tomar remédio, azia até q esta mais leve, escovar os dentes embrulha .. essa é minha segunda gravidez, da primeira há 16 anos atrás tive um menino, lembro q enjoava pouco e cheguei a vomitar só 1 vez. Me sinto diferente da outra gravidez, tb hoje aos 35 anos e antes aos 19 anos. Isso alguém falou a cima o cheiro das pessoas na rua, no ônibus me enjoa muito. Eu li em outro blog q gravidez de menina faz enjoar mais. Agora resta esperar essa fase enjoada passar. Beijoos

  56. Em 21 de julho de 2013 em 22:45 Silvana respondeu com ... #

    Estou com 18 semanas e só agora experimentei tomar dramim….me fez muito bem,mas o sono é o lado ruim, preciso trabalhar, mas entre o enjoo e o sono, prefiro o sono…

  57. Em 2 de agosto de 2013 em 18:59 AleBleinroth respondeu com ... #

    Estou completando 12 semanas hoje e hoje os enjoos são menos constantes, mas ainda acontecem e me tiram do sério, me sinto culpada por não estar aproveitando essa fase que deveria ser tão rica… Meu médico me receitou Vonau, mas não sentia melhora alguma, ontem estava passando muito mal e minha amiga que já é mãe há 9 anos me deu um Dramin B6 e me disse: “pode tomar, tomei a gravidez inteira”, meio desconfiada tomei o tal… E me senti muito melhor, acho que vou contrariar o recomendado e vou tomar Dramin, vou contrariar o meu médico, o Vonau além de caro não fez efeito.

  58. Em 12 de agosto de 2013 em 21:43 Mel respondeu com ... #

    Meninas me ajudem…essa e a minha segunga gravidez, na primeira passei sem nenhum mal estar, nem sabia o q era enjoo…agora estou entrando na 8 semana mais na 7 semana comecei a sentir dor no estomago e a ter enjoo com o q comia..pensei deve.ser virus….passei a me preocupar pq comecou a piorar…tudo aconteceu de repente, fui parar no hospital e me falaram q era normal e me receitaram um remedio, aliviou mais nd 100%…. So de pensar q tenho q comer ja comeco a fazer vomito, minha boca saliva e os calafrios vem do nd…nossa naoo tenho animo de me arrumar, to abatida e sem vontade.de.conversar….espero q passe…

    • Em 13 de agosto de 2013 em 12:13 raquel respondeu com ... #

      Isso é normal de ocorrer com algumas mulheres, Mel, infelizmente. Lá pelas 12 semanas passa… Beijo e boa sorte.

  59. Em 2 de outubro de 2013 em 19:03 Erika Leitão respondeu com ... #

    Olá pessoal , eu estou na 11 primeira semana , digo que não estou grávida estou doente …sinto mal o dia todo vomito todos os dias , não consigo fazer nada , to um lixo , acabada , não consigo lavar os cabelos , não consigo usar sabonete , não consigo escovar os dentes , lavar louça, lavar roupa então nem se fala , até para usar o banheiro eu passo mal , tudo é ruim , estou mto triste ,,,contando os dias para passar logo …tomo dramin mas não adianta nada só me da sono ….Eu quero minha vida de volta !!!!!!!!

    • Em 3 de outubro de 2013 em 13:53 raquel respondeu com ... #

      Oi, Erika! Esse post eu fiz durante a minha segunda gravidez, mas agora estou grávida de novo da minha terceira filha, e os enjoos foram muito, muito piores. Sofri horrores e passei exatamente pelo que descreveste acima, falta de vontade de fazer qualquer coisa, muito vômito, até hospitalizada eu fui… Mas agora estou com 19 semanas e estou ótima, na verdade desde as 11 semanas meus enjoos passaram e a vontade de viver foi voltando, portanto só o que posso te dizer é: calma que daqui a pouquinho conseguirás começar a curtir a gravidez e sentir mais disposição! Beijo e boa sorte.

  60. Em 7 de outubro de 2013 em 22:21 Vera Lúcia respondeu com ... #

    Oii.. Estou na minha segunda gravidez, com 7 semanas, meu filho já tem dez anos e resolvemos ter mais um filho. Na primeira gravidez tive muitos enjoos, vomitava muito. Desta vez até achei que seria diferente mas não está sendo, não vomito tanto quanto da primeira vez, mas fico nauseada e uma sensação de está muito cansada, mesmo sem fazer nada, na verdade o que incomoda mais é esse cansaço sem explicação, ainda não iniciei o pré-natal, vou consultar na semana que vem, pensei em usar o Dramin B6, mas como ele dá muito sono fico com medo de tomar e ficar mais mole ainda. Espero que isso passe logo… Boa sorte à todas nós!!! Bjos!

    • Em 8 de outubro de 2013 em 13:34 raquel respondeu com ... #

      Vera Lúcia, isso é assim mesmo, eu preferia tomar o Dramin e ficar mole do que me sentir enjoada… Beijo, parabéns e boa sorte!

  61. Em 14 de novembro de 2013 em 18:32 Ana respondeu com ... #

    Olá meninas. Conversem com o GO/OB de vocês, sobre um remédio para enjôo chamado Vonau Flash. Foi o único que me salvou…a melhor parte é que não dá sono e nem moleza. Ele é meio caro mas, o resultado faz valer cada centavo. Boa sorte. Bj

    • Em 14 de novembro de 2013 em 20:28 raquel respondeu com ... #

      Oi, Ana! Nessa minha terceira gestação eu usei Vonau Flash sublingual, mas não adiantou muito, e o gosto forte piorava ainda mais meus enjoos… Mesmo assim, valeu pela dica, pode ser que para outras mulheres funcione! Beijo.

  62. Em 15 de novembro de 2013 em 19:13 Ana carolina respondeu com ... #

    Olá Raquel.. sou marinheira de primeira viagem na 7° semana e não estou conseguindo passar sem o Dramin B6 mas ao mesmo tempo morro de medo de fazer mal ao bebê mesmo a médica tendo liberado..

    • Em 18 de novembro de 2013 em 8:47 raquel respondeu com ... #

      Oi, Ana. Parabéns pela gravidez! Eu tomei bastante Dramin B6 todas as minhas gestações, sempre por orientação da minha médica, e que eu saiba não causa nenhum mal ao bebê não, ao menos aos meus não causou. Se te faz sentir melhor, toma sem preocupação! Beijo.

    • Em 25 de novembro de 2013 em 22:36 Brunaa respondeu com ... #

      Olá, Ana. Estou de 7 semanas e desde as 5 sofro com os enjoos, o Dramin me ajuda um pouco, fico com medo também de prejudicar o bebê, mas meu médico disse que posso tomar com tranquilidade pois não faz mal algum ao bebê. Beijos.

  63. Em 27 de novembro de 2013 em 20:45 Jana respondeu com ... #

    Olá, Raquel. Estou com 8 semanas, e sofro com o mesmo problema de enjoo comecei o dramin hoje, vou ver se consegue aliviar. Esse blog tem nos ajudado bastante. Beijos

    • Em 28 de novembro de 2013 em 8:39 raquel respondeu com ... #

      Oi, Jana. Parabéns pela gravidez! O início é bem difícil mesmo, mas Dramin de 4 em 4 horas ajuda bastante! Boa sorte! Beijos.

  64. Em 12 de dezembro de 2013 em 4:48 elaine respondeu com ... #

    É amigas pensei que nunca passaria por isso ja que tive uma primeira gestação cheia de tranquilidade e sem NENHUM ENJOO …mas agora estou desesperada ….NAUSEAS de manha ,tarde, noite ,madrugada e um refluxo insuportavel…..to escrevendo este depoimento as 4;46 da manha tentando segurar o vomito porque morro de medo do episodio vomitar ,rsrs fico mole e ate caio no chao ….mas o que me resta é DRAMIM E ESPERAR esse tempo dificl passar beijo boa sorte a todas

  65. Em 18 de dezembro de 2013 em 19:25 jhenny respondeu com ... #

    Estou com quase 20 semanas e ainda me sinto enjoada, não aguento mais, a única coisa que me conforta é que minha menininha está bem, só isso para me fazer aguentar. Beijos e coragem.

Dê sua resposta