Entrevistas, It Mommies

Roberta Muradás em contagem regressiva para a chegada de Rafaela

  

Fotos Priscilla Borges

 

 

por Paula Tweedie

Casada desde 2008 com o engenheiro mecatrônico Ramon Degrazia da Silveira (33), a jornalista Roberta Muradás Silveira (33 anos) fala sobre a expectativa e os preparativos para a chegada de sua primeira herdeira. Rafaela, que está com 38 semanas de gestação, já pode nascer a qualquer momento! Os papais estão em contagem regressiva… Vejam a entrevista!

Quando decidiram engravidar? Foi planejado? Demorou? Foi surpresa? Como foi?

Sempre quis ser mãe, mas não antes dos 30. Tomei pílula desde os 19 anos e suspeitava, sem motivo, que não seria fácil engravidar. E dito e feito: parei de me cuidar em junho de 2008 e só dois anos depois é que a cegonha bateu a porta lá de casa. No primeiro ano, deixei rolar, mas assim que fechou um ano sem sucesso comecei a pesquisar as causas da infertilidade. Minha médica dizia que eu não tinha nada, pois os exames davam tudo bem, até que procurei um especialista em medicina reprodutiva. Depois de uma videolaparoscopia – único exame que faltava -, ele detectou que eu tinha as trompas alteradas, o que me dava apenas 15% de chance de engravidar naturalmente. Chorei muito. Lembro do Dia das Mães do ano passado, que foi muito triste para mim. Acreditava que nunca iria ser mãe. Mas nesse mesmo mês – maio – comecei a ter um sangramento estranho, diferente da menstruação e não é que era uma gestação? Mas não vingou e perdi. Só o fato de ter conseguido me fez ficar mais otimista e dois meses depois já estava grávida novamente.

O que mudou depois da gravidez?

A vida está bem mais alegre, as famílias contentes com a expectativa, tudo de bom.

Quais são as vantagens em estar grávida? E quais são as dificuldades?

As vantagens são de ter prioridade nas filas (rsrsrs) e o olhar carinhoso de algumas pessoas. Esses dias tava na praia e uma mãe veio falar comigo do nada, perguntar de quantas semanas eu estava, a coisa mais querida. E as dificuldades é lidar com a falta de bom senso de alguns. Ouvi cada coisa nesses nove meses, tipo “Tem certeza que não são dois?” ou “Falta tempo ainda e tu já estás desse tamanho!” ou “Tu és louca de querer parto normal”.

Sofreu de enjôo e Azia nos primeiros meses? Sentiu desejos?

A gravidez foi e está sendo bem tranquila, espero que a Rafaela seja assim também. Não tive nada dos sintomas clássicos que vemos nos filmes: nem enjoo, nem desejos. Mas tive pés inchados e coisas que nem sabia que era comum na gravidez, tipo sangramento no nariz e refluxo.

Havia alguma preferência do casal pelo sexo do bebê? Como foi a descoberta?

Confesso que eu sonhava com um menino, imaginava colocá-lo na escolhinha do Grêmio e tinha muitos mais nomes para menino (Ramiro, Renato…) Com 12 semanas, descobrimos que tinha 80% de chance de ser menina e com 13 semanas veio a confirmação: 100% menina. Aos poucos, fui me adaptando à ideia de ter uma “mini Roberta”, rsrsrs. Meu marido ficou muito feliz, acha que as meninas são mais calmas e dão menos trabalho. Eu temo pelo consumismo das mulheres, embora eu não seja assim, mas nada que uma boa educação não resolva.

E a escolha do nome? De quem foi a ideia? O que significa Rafaela?

Queríamos um nome com R, já que eu sou Roberta, e ele, Ramon. Estava em dúvida entre Renata e Rafaela, mas Rafaela acabou ganhando. É um nome de origem hebraica e significa “curada por Deus”.

Como foi o pré-natal? Tudo tranqüilo?

Tudo tranquilo, até o exame mais invasivo que fiz, a amniocentese, foi tudo bem, felizmente.

Praticaste esporte durante a gestação? Já fazias exercícios antes? Isso de alguma forma te ajudou?

Sim, fiz hidroginástica para gestante na Aqualitá. A convivência com outras grávidas e os ensinamentos da professora foram bem bacanas. Antes, fazia ginástica localizada.

E a alimentação? Algum cuidado especial? O aumento de peso até agora está dentro do esperado?

No início tinha fome, muita fome e engordei além do esperado. Tive o acompanhamento de uma nutricionista em grande parte da gestação e estou me policiando para seguir suas orientações, mas às vezes – ou muitas vezes (hehehe) dou uma escapadinha. Já engordei 16 quilos, o que é bastante, mas ok, estou me sentindo bem, só para se vestir que é mais complicado.

Fizeste cursinho de gestante? Qual? Foi bom?

Sim, do Moinhos. Foi cansativo e muitas coisas já sabia pelas aulas da hidro ou por livros, Internet etc. Mas sempre tem alguma novidade.

Quais livros tu lestes sobre o assunto? Recomendarias algum?

Li o clássico “O que esperar quando se está esperando” e “Criando bebês”. Ambos recomendo.

Houve redução na jornada de trabalho? Pretendes trabalhar até quando?

Estou trabalhando normalmente e pretendo parar na véspera do parto. Meu marido brinca que terei a Rafaela na empresa (hehehe).

Qual é a programação para a volta? Terás quanto tempo de licença?

Terei três meses de licença, no quarto mês voltarei meio turno e a partir do quinto vida normal. Terei a ajuda da minha mãe, que vai ficar com ela depois desse período.

Com quantas semanas tu estás? Qual é a previsão de nascimento da Rafaela? E o parto? Tens alguma preferência? A Rafaela já está encaixada? Será parto normal? Será cesárea?

Segunda fechei 38 semanas. A data prevista é 4 de abril, quando completo 40 semanas. Vou tentar o parto normal, ela já está encaixada, espero conseguir.

Como foram os preparativos para a chegada da Rafaela? Vocês se mudaram? Fizeram um quartinho pra ela? E o enxoval? Foi legal montá-lo?

Procuramos apartamento até o meio da gestação, como não encontramos o que queríamos, resolvemos ficar onde estamos mesmo. É pequeno, mas fica numa região ótima, silenciosa, perto do meu trabalho e da minha mãe. Transferimos o escritório para o quarto de empregada e montamos o quartinho dela onde ficava o computador e um armário. Contratei um arquiteto e me incomodei bastante, mas no fim o resultado ficou muito bom, tudo em tons de verde e rosa claros.

Está tudo preparado para o nascimento? O que ainda falta?

Está tudo pronto, malas prontas. Faltam apenas os quadrinhos do quarto que mandei fazer de última hora porque estava esperando tirar fotos de gestante com meu marido. Fiz com 34/35 semanas porque queria estar bem barriguda.

Como tu estás te sentindo nessa reta final? Quais são as angústias e as expectativas?

Estou me sentindo pesada e cansada nessa reta final, mas muito ansiosa e feliz! Também agora começa a dar bastante medo do parto e de como vai ser.

Quais dicas tu darias para as mamães que estão começando a gravidez?

Diria para aproveitarem e curtirem todas as fases: escolha do nome, decoração do quarto, cada momento é muito gostoso!

Se a Rafaela fosse…

um filme: Pequena Miss Sunshine
um livro:
Comer, rezar, amar
uma música: meu marido elegeu para ela aquela do Bidê ou Balde “Eu estou amando a minha menina…”
uma flor: rosa
um prato: massa com molho de queijo e escalopes de filé
uma cor: verde claro
um animal: uma labradora (A Daphne da vovó está esperando por ela, assim como o gato Bóris)
um sentimento: alegria
um lugar bacana de POA:
Parcão
uma loja charmosa da cidade: Bob Store
um perfume: Hipnotic
um sabor: de chocolate
uma palavra: amor
um objeto:
boneca de pano
uma parte do corpo: mãos
no futuro exatamente o que a mamãe sonha:
que a Rafaela seja muito feliz, bem resolvida, honesta, responsável, segura e alegre. Vamos batalhar bastante para isso.

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , , , ,

14 Respostas para “Roberta Muradás em contagem regressiva para a chegada de Rafaela”

  1. Em 23 de março de 2011 em 20:22 Criz Azevedo respondeu com ... #

    Tá linda essa mamãe gremista, bj

    Criz

    • Em 23 de março de 2011 em 20:31 paula respondeu com ... #

      Criz, a Beta tá um amor, né? Ainda bem que a Rafa já nascerá sabendo das coisas… hehehe

  2. Em 23 de março de 2011 em 20:53 Taís Paganin Kasperson respondeu com ... #

    Oi, Paulinha!!!

    Adorei a matéria, em especial porque também estou tentando ficar grávida há um bom tempo e ainda não deu certo… Dá mais força saber que não estamos sozinhas e que várias mamães passaram pela mesma situação e hoje estão prestes a ter o seu bebê. :)

    Beijos,
    Tais.

    • Em 23 de março de 2011 em 23:20 paula respondeu com ... #

      Taís, muita gente demora pra engravidar, a diferença é poucas pessoas comentam isso, como fez a Beta. Outra It mammie que demorou para receber a visita da cegonha foi a Cris Haas, e hoje ela tem dois filhos lindos! Dá uma olhada na entrevista que fizemos com ela. Para quem não consegue engravidar mesmo, há muitos tratamentos! A medicina está super avançada nesse sentido. De qualquer forma, acho que as pessoas não podem descartar a opção da adoção, afinal, mãe não é aquela que gera, mas aquela que cria. BOA SORTE!!! Tenho certeza de que a tua hora vai chegar. Beijos.

      • Em 24 de março de 2011 em 21:11 Taís Paganin Kasperson respondeu com ... #

        Oi, Paulinha!

        Eu sei, inclusive ja conversamos sobre isso outras vezes, ne? :) Muito obrigada pelas palavras carinhosas, mas para ser honesta contigo, eu ate que nao estou muito frustrada com essa demora toda… Esta sendo uma delicia praticar bastante… (risos) :)

        Beijos,
        Tais.

  3. Em 24 de março de 2011 em 0:46 Marina Mottin respondeu com ... #

    Está muito linda a mamãe da Rafaela!! As fotos lindas!
    Esta questão da demora é bem complicada… um tema e tanto.
    Eu mesma demorei 2 anos também e acabei engravidando naturalmente. Digo de camarote que é bem sofrido.
    Tenho 2 amigas que também há tempo estão na luta/expectativa para serem mamães.
    Então fica a dica: não adianta a gente se planejar MUITO, achando que vai engravidar exatamente QUANDO quisermos. A natureza nos mostra que somos apenas uma parte conspiratória… o resto é com o cara lá de cima.
    Bom, boa sorte para as que estão na tentativa e também tenho referências pra lá de positivas com adoção.
    O importante é o amor e a disponibilidade de se formar uma família não é mesmo mamães?

    • Em 24 de março de 2011 em 1:01 paula respondeu com ... #

      Marina, a Beta é linda e está ainda mais charmosa grávida. Que bacana o teu depoimento! Não sabia que tu tinhas demorado para engravidar da Maria Luiza. Com certeza, és uma inspiração e tanto para muitas mulheres. Vou preparar uma entrevista com um especialista em reprodução humana e uma matéria sobre adoção. Acho que muita gente tem dúvida em relação a esses assuntos, né? Beijos

  4. Em 28 de março de 2011 em 16:06 Alessandra Z respondeu com ... #

    Que fotos lindas!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Em 28 de março de 2011 em 18:51 Cacá Habeyche respondeu com ... #

    Roberta, parabéns, estás linda! Que seja muito bem vinda a Rafaela!!
    bjs, Cacá

    • Em 28 de março de 2011 em 18:58 paula respondeu com ... #

      Cacá, querida, obrigada pela participação. A Beta tá um amor grávida, né? Beijos.

  6. Em 11 de abril de 2011 em 14:08 Carina respondeu com ... #

    Paula e Roberta,
    Parabéns pela entrevista! Legal saber que nem todas mulheres engravidam assim que param a pilula, e muito bacana o depoimento da Roberta sobre suas angustias, buscas e dificuldades para engravidar!! E que lindo ver que mesmo 2 anos depois, ela engravidou e está linda e feliz!! Tudo de bom para ela e para a Rafaela!
    Bjs

    • Em 11 de abril de 2011 em 14:50 paula respondeu com ... #

      Carina, a Rafa nasceu na semana passada, com 49 cm e 3,7kg! Mamãe e bebê estão super bem!!! Coisa boa, né? Obrigada pela participação. Continua nos mandando notícias aí do México. Beijos.

  7. Em 11 de abril de 2011 em 15:32 camila dilélio respondeu com ... #

    Oi Paula, já te conhecia de nome do blog Nave Mãe, agora vim ler a entrevista da Roberta e vi que eras tu a jornalista. Nem tenho baby ainda, mas amo esses assuntos. Quero dizer que a Roberta estava linda grávida, radiante. Hoje vi a fotinho da Rafaela e me apaixonei. Parabéns Roberta! Vocês merecem toda felicidade. Um beijo

    • Em 11 de abril de 2011 em 15:39 paula respondeu com ... #

      Oi, Camila! Obrigada pela participação! A Roberta é uma querida, né? Merece toda felicidade do mundo ao lado do Ramon e da Rafaela! Se tu eras fã do Nave Mãe como eu, não podes perder a entrevista que fiz com a Tanise Dvoskin e publiquei aqui na semana passada. A Sofia está cada dia mais linda. Beijos.

Dê sua resposta