Entrevistas, Palavra de Especialista

A psicóloga Adriana Zanonato explica como deve ser feito o desfralde

 

Foto Priscilla Borges

 

Por Paula Tweedie

Qual é a idade ideal para iniciar o desfralde?

Entre os 18 e 24 meses, a criança começa a ter o controle sobre os esfíncteres, portanto, nessa época é a hora de começar a pensar no desfralde. É importante lembrar que o início do processo de controle pode ocorrer entre a idade de 1 ano e 8 meses e 2 anos e 3 meses, variando de acordo com o desenvolvimento psicomotor de cada criança.  As meninas, em geral, começam o processo antes do que os meninos.

Essa idade varia de criança para criança?

As crianças adquirem controle da bexiga e do intestino na época apropriada para cada uma delas. Elas precisam estar maduras fisica e emocionalmente, caso contrário é melhor aguardar um pouco mais para iniciar o desfralde. O controle do cocô durante o dia, depois durante a noite, e o mesmo com o xixi durante o dia e à noite, acontecem em momentos diferentes, numa sequência natural. A maioria das crianças começa dar sinais que está pronta para deixar as fraldas durante o dia entre dezoito meses e dois anos e meio de idade. O total controle da bexiga e do intestino se dá, geralmente, depois dos dois anos e meio, podendo a retirada total das fraldas à noite acontecer até os três ou quatro anos de idade. Somente devemos pensar em encoprese ou enurese, nomes técnicos para a ausência de controle esfincteriano disfuncional, após os quatro e meio ou cinco anos.

Como saber que é a hora certa?

A criança mostra, gesticulando ou mesmo falando, que está incomodada com alguma coisa, já não se sente bem com a fralda suja ou molhada. Passa a informar quando vai fazer xixi ou cocô. Começa a demonstrar interesse ou curiosidade quando ela está no banheiro com os pais. Na retirada da fralda noturna um dos sinais de que a criança está pronta para a retirada  é o  acordar seguidamente com a fralda seca .

Como o desfralde deve ser feito?

Muita calma nessa hora! Relaxe! Encoraje seu filho – as crianças precisam perceber que isso é natural e que todos passam por isso. Converse abertamente com seu filho. Utilize alguns recursos lúdicos, você pode ler algumas estorinhas que tratem do tema ou mesmo criar alguma junto ao seu filho. Pode premiar a criança com carimbos ou estrelinhas, cada vez que conseguir utilizar o peniquinho, mesmo que antes de chegar ao peniquinho tenha deixado escapar alguma coisa.

Tenha paciência com a criança e respeite o seu tempo, com naturalidade. Uma vez iniciado o processo de retirada das fraldas, é necessário que ele aconteça de uma só vez, pois se houver um retrocesso, a criança pode entender como um fracasso e se retrair. Já tendo tirado a fralda, é interessante também observar o horário que a criança geralmente faz xixi e cocô, para levá-la ao penico ou ao redutor de assento por volta dessa hora. Recomenda-se aos pais retirar primeiro as fraldas diurnas para depois, quando tiverem certeza de que a criança já está treinada , darem início ao processo da retirada das fraldas noturnas.

O processo do desfralde é longo? Quanto tempo geralmente dura?

Normalmente leva em média em torno de seis meses após o inicio do controle, para que se efetive. Em nosso clima muito variado, é sempre mais fácil fazer-se isso no período mais quente do que no inverno, muitas vezes frio é desconfortável para o treinamento da criança.

Como proceder nas vezes em que a criança não consegue avisar que precisa ir ao banheiro?

Não repreender de forma agressiva, nem castigar a criança. É importante, cada vez que a criança fizer xixi na calça, explicar para ela que o lugar certo para fazer xixi é o peniquinho ou o vaso sanitário. Leve a criança até o banheiro, faça sua higiene, envolva-a na lavagem da calcinha ou da cueca. Troque a roupa dela com naturalidade, sem estresse. No princípio, isso ocorrerá muitas vezes.

Ajuda se os pais comprarem cuecas e calcinhas temáticas, com os personagens preferidos da criança?

As cueacas e calcinhas temáticas podem ser usadas como um reforço, para que a crianças utilize o peniquinho. Por exemplo, se comprar uma cueca de um super-heroi – “o Batman”, por exemplo –  você pode utilizar isso com a criança falando-lhe que “o Batman não gostaria de ficar todo  xixizado”. 

Quais são as consequências que o desfralde prematuro pode ter?

Um dos problemas que essa postura parental pode trazer é o desenvolvimento de um sentido demasiado forte de controle, o que pode acarretar mais tarde traços de personalidade obsessiva, que sempre podem dificultar um pouco a vida dos indivíduos. Prisão de ventre também poderá, eventualmente, estar relacionada com esse tipo de postura demasiado rígida com os controles esfincterianos.

Existe um período do ano mais propício para isso?

Sim, sem dúvida durante o verão é sempre mais fácil. 

O que é mais recomendado para essa fase? Penico? Redutor de vaso?

Cada família deve escolher o processo que melhor lhe pareça, ambos são adequados e podem levar ao mesmo resultado final. O redutor de tem alguma vantagem por fazer com que a criança já se acostume, desde o início, com o vaso sanitário que irá usar pelo resto da vida. O peniquinho ainda exigirá uma transição, mas tem a vantagem de poder ser utilizado em peças diferentes da casa, o que pode ser facilitador em algumas situações.

LIVROS QUE PODEM AJUDAR NO DESFRALDE

Cocô no Trono (Charlat, Benoit)
Para aqueles que estão tentando trocar a fralda pelo trono, para os pais solidários e para os todos os interessados no assunto, um livro-brinquedo, em formato grande, com páginas reforçadas, bem coloridas e com um botão que, quando acionado, detona a maravilhosa descarga.
 
O que Tem Dentro da Sua Fralda? (Genechten, Guido Van)
Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera. Um divertido livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato e sobre a passagem para o penico… 
 
A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum (Mesquita, Fátima)
Como é que aquela deliciosa pizza e aquela limonada geladinha que você saboreou com tanto prazer se transformam em…eca!…cocô e xixi? Você vai entrar agora na “A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum” para descobrir como tudo isso é produzido dentro do seu corpo. Conheça os “trabalhadores” que estão aí dentro separando do alimento tudo o que dá energia para fazer você correr, pentear o cabelo, jogar videogame e dar sustos nos outros. Já o resto da comida… bem, sobre isso é melhor você ler o livro para saber.

Que Cheiro É Esse? – o Livro do Cocô (Goldsack, Gaby)
Um livro magnífico, com ilustrações engraçadas, que traz uma interessante perspectiva sobre um tema natural, mas cheio de preconceitos: o COCÔ! De forma simpática e sem rodeios, as crianças aprenderão sobre esta importante necessidade de todos os animais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags: , , ,

20 Respostas para “A psicóloga Adriana Zanonato explica como deve ser feito o desfralde”

  1. avatar
    Em 2 de maio de 2011 em 14:22 Helena respondeu com ... #

    Muito boa a entrevista.
    Acabei de fazer o desfralde do meu filho, de 2 anos e 4 meses e foi super tranquilo.
    Ao contrário do que várias pessoas e até psicólogos (como a Adriana, da entrevista, por exemplo) dizem, não pode-se iniciar e depois voltar atrás… mas conosco aconteceu, e não foi traumático.
    Tentei tirar as fraldas dele no verão, mas depois de 10 dias fazendo quase que somente xixi e cocô na calça, voltei atrás e coloquei a fralda novamente. Acho que me precipitei…
    Dois meses depois (agora), tentei novamente, pois vi os sinais, tipo “tô fazendo xixi”, ou “quero ficar sem fralda”, ou “quero usar cueca”, e deu super certo.
    Iniciamos faz 2 semanas, e são raras as vezes em que escapam xixis e cocôs. Ainda estamos na fase de ficar levando ao banheiro, muitas vezes sem que ele peça, mas acho que o início é assim.
    Tenho certeza de que, como a Adriana falou, achar o momento certo para o desfralde é fundamental, e é importante também que os pais estejam relaxados, e não passem uma pressão psicológica aos filhos, acho que eles sentem isso, aí mesmo que não dá certo.
    Beijos,
    Helena.

    • avatar
      Em 2 de maio de 2011 em 18:40 paula respondeu com ... #

      Helena, muito obrigada pelo teu depoimento! E parabéns pela evolução do Matheus. Beijos.

  2. avatar
    Em 3 de maio de 2011 em 15:19 Roberta respondeu com ... #

    Tenho muito medo do delfralde…O Rafael está com 1 ano e 9 meses e minha idéia é começar o desfralde com 2 anos. O problema, é que vai ser pleno inverno e mesmo em SP é bem frio…Se eu deixo para o verão, terei um problema maior pois o irmão nasce no começo de Novembro e aí não acho uma boa começar desfralde…

    O que eu faço? Encaro o desfralde no inverno? Sinceramente, estou morrendo de medo.

    Beijos

    • avatar
      Em 3 de maio de 2011 em 15:25 paula respondeu com ... #

      Roberta, já encaminhei tua dúvida à psicóloga Adriana Zanonato. Vamos ver o que ela diz. Eu posso palpitar como mãe, mas não posso orientar como especialista. Beijos.

    • avatar
      Em 4 de maio de 2011 em 23:36 paula respondeu com ... #

      Segue a resposta da Dra. Adriana Zanonato: “Prezada Roberta, realmente algumas questões tornam mais difícil uma tomada de decisão. Compreendo tua ansiedade, dividida que estás entre os desafios de um filho de 1 ano e 9 meses e um outro nenê que vai nascer em novembro. O frio do inverno pode dificultar um pouco o desfralde, a chegada do novo irmão trará uma série de novos desafios e ansiedades para Rafael. Nessas situações, quando estamos num dilema entre duas questões difíceis, cada mãe e pai tem que usar sua percepção pessoal do contexto em que estão inseridos, sua própria família. Somente você, Roberta, pode saber o quanto Rafael já está maduro para o desfralde e qual o melhor momento para efetivá-lo. Caso esteja já neurologicamente pronto para esse novo desafio, acredito que poderás começar a prepará-lo gradualmente, aproveitando os períodos mais quentes da primavera, mas ainda antes do nascimento de teu novo bebê. Ao mesmo tempo, preparando bem Rafael para esse acontecimento, o nascimento de seu(ua) irmão(ã), acredito que ele não precisará abandonar as conquistas que já tenha feito até o verão, podendo seguir sentindo-se orgulhoso por estar crescendo. Assim, utilizando a percepção atenta do crescimento de teu filho, tenho certeza de que vais te sair bem na tarefa de ajudá-lo no desfralde. Tua pergunta já indica que és uma mãe atenta e preocupada com o melhor desenvolvimento de teus filhos, o que certamente já é meio caminho andado para que ele possa crescer bem. Boa sorte em tua tarefa e que teu novo bebê traga grandes alegrias para todos vocês.
      Um abraço, Adriana.”

      • avatar
        Em 5 de maio de 2011 em 12:09 raquel respondeu com ... #

        Comentário enviado por Chris Lima pelo Facebook: “Oi Raquel…adoro ler teu blog…sempre assuntos interessantes pra gente ler…tenho um bebezão aqui em casa que fez tres anos ontem (e dessa vez não quis mais os backyardigans de decoração e sim o Ben 10, pois já é um garotinho, rsrs) e gosto de ir me atualizando e me identificando com o blog de vcs…tava lendo agora sobre o desfralde e me lembrei do Pedro, no ultimo verão, quando tiramos a fralda dele….dá uma dorzinha ver que nosso bebê tá virando um homenzinho e ficando independente, mas é super bom ver as fases seguindo com naturalidade….Parabéns mais uma vez pelo blog e com certeza continuarei lendo sempre…” Muito obrigada, Chris!

      • avatar
        Em 5 de maio de 2011 em 23:02 Roberta respondeu com ... #

        Muito obrigada pela resposta! Vou usar minha intuição!
        Beijos!

        • avatar
          Em 6 de maio de 2011 em 12:33 paula respondeu com ... #

          Roberta, boa sorte!!! Não esquece de nos mandar notícias.
          Beijos, Paula.

  3. avatar
    Em 4 de maio de 2011 em 18:09 respondeu com ... #

    Muito convenientes os esclarecimentos da Dra. Adriana! Como avó tenho algumas dúvidas: considerando que o meu neto tem 2 anos e 2 meses, então deve estar no mínimo se iniciando o período de desfralde. Como a temperatura mais elevada facilita o processo, então não seria muito deixar a retirada das fraldas para o princípio do verão, lá pelos 2 anos e 8 meses, não é isto? E, neste meio tempo, é válido o oferecimento do peniquinho/trono, ou é aconselhável que se aguarde o início do processo como um todo?
    Bj, Jô

    • avatar
      Em 4 de maio de 2011 em 19:58 paula respondeu com ... #

      Vou repassar as perguntas… Beijos.

    • avatar
      Em 5 de maio de 2011 em 13:05 paula respondeu com ... #

      Segue resposta da Dra. Adriana: “Preste atenção a alguns sinais em seu neto: ele já identifica e manifesta interesse em explorar os objetos do banheiro, como o vaso, o peniquinho, a descarga ou o papel higiênico? Esses podem ser sinais importantes de que está chegando a hora. Outros sinais aparecem quando a criança comunica que está com a fralda molhada ou suja. A criança pode também começar a demostrar incômodo com o uso das fraldas. Esses são todos sinais de que a criança pode estar madura para o início do desfralde.Deixe que ele escolha o vaso com o redutor ou o peniquinho e escolha dias de temperatura mais amena, quem sabe durante a primavera, para iniciar o processo. Enfim, confie no potencial de crescimento de seu neto e boa sorte! Um grande abraço, Adriana.”

  4. avatar
    Em 4 de maio de 2011 em 22:11 christiane thibes respondeu com ... #

    Gostei muito da entrevista da Dra Adriana. Tenho um bebe de 4 meses, claro que ainda estamos longe dessa fase, mas toda informação à uma mãe de primeira viagem é importante. abs

    • avatar
      Em 4 de maio de 2011 em 23:35 paula respondeu com ... #

      Christiane, informação nunca é demais, né? Até porque o tempo passa rápido. Tu vais ver… Curte bem o teu bebê, porque eles crescem muito depressa! Beijos.

  5. avatar
    Em 24 de maio de 2011 em 20:38 Alana Porto Alegre respondeu com ... #

    Penso que as diferentes etapas, onde novas exigências se apresentam, algumas ansiedades se afloram, pra mim o mais importante foi não ter pressa, meu filho desfraldou com 2 anos e 9 meses, esperei o verão e a minha guria 2 anos 4 meses, foi tranquilo. Particularmente não concordo com penico pela casa, acho que como tudo, tem o lugar certo.
    Alana

    • avatar
      Em 24 de maio de 2011 em 22:34 raquel respondeu com ... #

      Alana, sem dúvidas que devemos esperar o tempo certo, que é o tempo do organismo dos nossos pequenos. O Frederico está com 2 anos e 3 meses, e usando fraldas. Acho que só vou conseguir desfraldá-lo quando chegar o verão novamente… Mas não estou nem um pouco ansiosa com isso! Beijos.

    • avatar
      Em 25 de maio de 2011 em 0:01 paula respondeu com ... #

      Alana, talvez em função da praticidade das fraldas plásticas, também tô bem tranquila em relação ao desfralde do Santiago. Vou deixar para o próximo verão. Beijos.

  6. avatar
    Em 15 de setembro de 2011 em 13:14 Andreia respondeu com ... #

    Olá. Meu filho está com 2 anos e 5 meses. E ainda usa fraldas, moro no RS (leia-se: frio, rsrsrs), então queria esperar o verão mesmo, mas verão mesmo aqui acho que só por novembro. Mas ele apresenta todos os sinais citados na entrevista. Assim que faz cocô, ele vem logo me dizer, pois não gosta de ficar com o cocô grudado no bumbum. Mas quanto ao xixi, não fala nada, vivo dizendo pra ele que se ele não gosta do cocô grudar no bumbum deve pedir para ir no vasinho (vaso), e toda vez que vou ao banheiro (vaso), ele me acompanha e mesmo de roupas e fralda senta no vasinho dele e pega um pedacinho de papel higiênico para se limpar. Gostaria muito de iniciar o desfralde agora. O que você me aconselha?

  7. avatar
    Em 23 de fevereiro de 2012 em 18:55 Dayana respondeu com ... #

    Olá! Meu filho está com 2 anos e 7 meses, fazem dois meses que estou tentando faze-lo entender onde ele deve fazer o xixi e o cocô, mas ele se esconde toda vez que faz na roupa e fica envergonhado, já até dei brinquedo e balas porque ele fez xixi, mesmo na roupa, para ver se ele perdia a vergonha, mas não deu certo. Outro dia ele se escondeu embaixo da mesa porque tinha feito cocô e não queria que eu visse. O que devo fazer?

    • avatar
      Em 23 de fevereiro de 2012 em 19:20 raquel respondeu com ... #

      Dayana, vou verificar com a psicóloga Adriana Zanonato e te dou um retorno, ok?

  8. avatar
    Em 22 de março de 2012 em 1:09 paula respondeu com ... #

    Dayana, segue o retorno:

    “O controle esfincteriano é sempre um desafio para pais e crianças. Através dele as crianças vão obter um pouco mais de autonomia e auto-suficiência.Normalmente as crianças com dois anos e sete meses já estão em condições de iniciar seu aprendizado do controle esfincteriano. Nesse caso, algo está interferindo, fazendo com que essa criança esteja vivenciando de modo vergonhoso seu descontrole. Seria útil buscar usar recursos lúdicos que possam tornar mais natural para essa criança esse processo. Existem vídeos na internet como coricocó – a história do cocô, que mostram de modo divertido como se dá esse processo. Muitos outros livrinhos, historinhas e filmes podem ser utilizados para quebrar essa visão negativa dessa criança. Às vezes a preocupação dos pais pode também dificultar esse processo. No caso de persistir por muitos meses essa conduta, sugiro consultar um profissional.Um abraço, Adriana. “

Dê sua resposta