Frescurinhas

Enfeites para porta da maternidade

Por Raquel Guindani

Acho o enfeite da porta de maternidade um item super importante da preparação da chegada do bebê. Primeiro, porque adoro essa palavra “enfeite” – acho bonita, delicada e doce (será que é porque lembra confeito?).

Pensar no enfeite que vai dar as boas-vindas às pessoas que irão visitar você e seu bebê na maternidade é um ato de carinho, e, na minha opinião, o mesmo deve ter identificação com o estilo da mãe e com o quartinho da criança, visto que depois o próprio enfeite pode ir para a parede ou para a porta do quarto do bebê em casa (como é o meu caso).

Existem muitas opções, a escolha vai depender do estilo de cada mãe. Os provençais são muito usados hoje em dia, bem como os com ursinhos e bonecas, que são sempre delicados e chiques. Eu, como já disse aqui no site, gosto de buscar algo diferente, com um toque mais exclusivo, nos enxovais dos meus filhos.

O enfeite de porta do Frederico era um quadrinho feito pela arquiteta e artista plástica Lúcia Moretzsohn, de São Paulo, inspirado no tema do quarto do meu filho, de animais da selva. Já o da Valentina eu encomendei do Coisas da Dóris, também de SP, e é todo trabalhado manualmente em arame, com arzinho retrô. Adoro esses trabalhos em arame, talvez por eu ser do interior, não sei. No site deles têm vários modelos com esse material, inclusive a guirlanda que aparece numa das fotos abaixo.

O enfeite de porta do Santiago, filho da Paula, era lindo e muito chique, em tons de bege e branco, que a minha amiga adora. Foi encomendado na loja Bordados & Cia, aqui de Porto Alegre, que trabalha com esses enfeites provençais com ursinhos de gesso.

Acredito que os enfeites mais famosos do Brasil sejam os da Rosaria Cunha, também de São Paulo, que são quadrinhos com famílias de ursinhos, alguns temáticos de acordo com os hobbies da família. As miniaturas colocadas nesses quadrinhos são muito lindas. Todas as celebridades encomendam os enfeites dos seus bebês dessa artista.

Aqui em Porto Alegre tem uma publicitária, a Adriana Eifler, que trabalha com scrapbook e também faz uns quadrinhos para porta de maternidade bem diferentes, em que os dados do bebê podem ser preenchidos ali, assim quem chega ao hospital para visitar já fica sabendo o peso e a altura do recém-nascido, por exemplo.

Para quem curte bonecas de pano, a loja Afagos & Dengos tem enfeites com esse tema, e a Roupagem Rouparia também faz sob encomenda, não só bonecas, mas também outros modelos bonitos de enfeites de porta em tecido.

A artista plástica gaúcha Bianca Santini, que já nos deu entrevista para o It mammies, também faz uns quadrinhos de letras pintados à mão que são uma graça.

Agora só não sei se com a história de ter uma tela de LED com as informações do bebê na porta dos quartos da nova maternidade do Hospital Moinhos de Vento aqui em Porto Alegre haverá a oportunidade de usar esses enfeites…

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , , , , , , , , ,

12 Respostas para “Enfeites para porta da maternidade”

  1. Em 5 de julho de 2011 em 10:05 respondeu com ... #

    Sou suspeita para falar do quadrinho do Santiago: eu ajudei a escolher. Mas, cá para nós, todos são muito bonitinhos. Os enfeites com as famílias de ursinhos, então, nem se fala… Gostei dos quadrinhos com letras, também… Ah, e do art deco da Valentina…

    • Em 5 de julho de 2011 em 10:26 raquel respondeu com ... #

      Jô, tem para todos os gostos, né? O do Santiago era mesmo muito chique, e esses das famílias de ursinhos da Rosaria fazem o maior sucesso. Beijo.

  2. Em 5 de julho de 2011 em 18:09 Juliana Petersen respondeu com ... #

    O enfeite de porta da Duda foi a minha Mãe que fez!!! Era uma anjinha em branco e lilás, segurando uma nuvem com o nome dela, LINDA!!! E hoje está pendurada na porta do quarto dela… Fiz tudo com motivo de anjinhos, as lembrancinhas e algumas decorações do quarto, pois realmente era uma anjinha que estava chegando nas nossas vidas!!!
    Lindos os enfeites das fotos!!! Adorei o da Valentina!!!
    Beijos Ju

    • Em 5 de julho de 2011 em 18:12 paula respondeu com ... #

      Ju, que legal! Adoro vovós participativas! Com certeza, o enfeite de porta da Duda tem um significado mais do que especial… Quando der, manda uma foto para nos mostrar! Beijos.

  3. Em 6 de julho de 2011 em 14:03 Renata Dias respondeu com ... #

    Raquel, estão todos lindos, mas o da Valentina achei um espetáculo (sou suspeita em gostar de coisas de meninas, né?).

    Só que infelizmente no Moinhos não da mais pra colocar nas portas. Fui visitar uma colega mês passado e ela me contou que não deixaram, então ela colocou dentro do quarto. Fica bonito também e as visitam acabam admirando igual.

    Beijos e boa sorte nessa reta final!

    • Em 6 de julho de 2011 em 14:46 raquel respondeu com ... #

      Obrigada, Renata! Eu imaginei que nessa nova maternidade do Moinhos não ia dar mesmo para colocar o enfeite na porta… Tudo bem, vou seguir a tua dica e pendurar dentro do quarto! Beijo.

  4. Em 7 de julho de 2011 em 12:02 Luciana respondeu com ... #

    amei o enfeite da valentina! alem de lindo, delicado eh diferente e ela podera ter no quarto como recordacao sempre, pois se adapta em qualquer decoracao!

    • Em 7 de julho de 2011 em 13:58 raquel respondeu com ... #

      Lú, eu também gostei por ser bem diferente. Beijo.

  5. Em 11 de julho de 2011 em 22:47 Elaine Bittencourt respondeu com ... #

    oi gostaria de saber o preço do tipo do porta maternidade do Eduardo Enzo.
    elabit0709@gmail.com

    obrigada

    • Em 12 de julho de 2011 em 11:51 raquel respondeu com ... #

      Elaine, eu não sei o valor, mas podes entrar em contato com a Adriana Eifler, que é a pessoa que confecciona esses enfeites: aeifler@terra.com.br. Beijo.

  6. Em 12 de julho de 2011 em 12:36 Luana respondeu com ... #

    Oi gente!
    Gostaria de mais informaçosu37es sobre o quadro do Santiago!Achei perfeito gostaria de encomendar algo parecido para a chegada de meu baby! Obrigada! bjs

    • Em 12 de julho de 2011 em 13:07 paula respondeu com ... #

      Luana, fico feliz que tenhas gostado do quadro do Santiago. Até hoje ele está pendurado no quartinho! A encomenda foi feita na loja Bordados & Cia, de Porto Alegre. O endereço de lá é Dr. Florêncio Ygartua, 65, no bairro Moinhos de Vento. O telefone é 51 3395-2723. Sinceramente, não lembro quanto paguei, porque já faz um tempinho (o Santiago já tem quase dois anos e meio). De qualquer forma, espero ter ajudado. Ah, não deixa para resolver isso na última hora, porque a gravação do nome não é feita aqui e demora semanas. Depois nos manda notícias contando se deu tudo certo? Beijos.

Dê sua resposta