De Malas Prontas, Have Fun

Como arrumar a mala para as férias das crianças

Por Raquel Guindani

Com o período de férias se aproximando, muitas famílias estão planejando viajar com o filhos. Daí, na hora de arrumar as malas, sempre bate aquela dúvida: o que levar?

Pesquisando encontrei no portal iG uma ótima reportagem, com orientações da organizadora pessoal Cristina Papazian, que considero uma “mão na roda” para as mães, pois traz dicas de malas para diferentes destinos de viagem. Vejam a reportagem:

Praia, campo, neve ou acampamento? Se seu filho vai viajar para um destes destinos, a primeira coisa a fazer é calcular quanta roupa levar. Para não errar na quantidade, a organizadora pessoal Cristina Papazian recomenda contabilizar duas trocas de roupa por dia, dependendo das atividades planejadas para o descanso.

Para fazer tudo caber na mala, Cristina sugere arrumar as peças em rolinhos. “Uma mala ideal tem a proporção de 70% de peças ‘da cintura para cima’ – ou seja, camisetas, blusinhas, casacos e tops – e 30% de peças ‘da cintura para baixo’ – saias, calças, bermudas e shortinhos”, explica ela. Escolha as “partes de baixo” e as “partes de cima” de acordo com o clima do destino das férias: para praia, mais saias e bermudas; para a neve, calças pesadas e ceroulas ou meias de lã.

Se for possível fazer lavanderia na casa ou no hotel de férias, divida a quantidade final de roupas por dois. E jamais se esqueça do protetor solar e labial – da praia aos destinos com neve, todas as crianças precisam.

Veja abaixo outras dicas específicas para cada mala

Para praia

- O lema é “quanto mais leve, melhor”
- 3 ou 4 biquínis são a quantidade recomendada
- Aposte em peças “2 em 1″, como calças que viram shorts ao tirar o zíper
- Não se esqueça de colocar uma opção mais social, para um jantar ou outro evento especial. Um vestido para as meninas, uma camisa polo para os meninos
- Casaquinhos de tricô vão bem sobre vestidinhos de verão e protegem as meninas do vento e da maresia no fim da tarde

Para campo

- Jardineira é uma peça versátil e permite a troca somente das camisetas e blusas usadas por baixo
- É importante pensar nas atividades que a criança terá nas férias e adaptar as roupas para estas funções
- Calças jeans e de moletom são as mais indicadas
- Um bom tênis e uma bota, dependendo do clima, podem integrar a bagagem

Para neve

- Não se esqueça de colocar ceroulas para os meninos: elas servem tanto para dormir quanto para reforçar o agasalho por baixo da calça. Para as meninas, substitua por meia-calça de lã
- Preste atenção às peças de lã. Elas são indispensáveis, mas o ideal é usá-las somente sobre peças de algodão, para evitar a alergia do contato da lã com a pele
- Luvas (com forro interno de algodão) e cachecóis são indispensáveis
- A cada duas meias de algodão, leve uma meia de lã. Elas podem servir até como sapatilha, para andar dentro de casa

Para acampamento
- O ideal é ter o roteiro da recreação em mãos, para escolher as peças mais adequadas. Coloque roupas “para bater”
- Não se esqueça de identificar todas as roupas da criança, bordando o nome dela ou escrevendo-o com caneta para tecido no avesso das peças
- Uma ideia é separar a roupa em envelopes ou saquinhos de tecido que contenham toda a troca para um dia, facilitando a escolha da criança
- Um adesivo grande pode ser colado dentro da mala, contendo o nome e contato da mãe, o nome da criança, eventuais alergias que ela tenha, o tipo sanguíneo dela e outras informações de saúde

E aí, gostaram das dicas?

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , ,

6 Respostas para “Como arrumar a mala para as férias das crianças”

  1. Em 18 de julho de 2011 em 14:13 Magali respondeu com ... #

    O post veio a calhar, já que sexta feira eu e Alice embarcamos para nossas férias!!!! Mas senti falta de dicas tuas, Raquel. Como tu organizou a mala do Frederico para as férias de Orlando?

    Beijão!

    • Em 18 de julho de 2011 em 14:34 raquel respondeu com ... #

      Oi, Magali! Que bom contar contigo aqui de novo! Fomos para Orlando em maio do ano passado, e estava o maior calorão. Levei várias roupinhas de verão, bem confortáveis, pois para andar nos parques as crianças precisam estar à vontade. O Frederico não chegou a usar manga comprida nem casaco nunca, só no avião. Senti falta de ter levado sandálias ou sapatinhos abertos pra ele, mas daí resolvi rapidinho comprando uns Croc’ s bem charmosos (afinal, comprar nos EUA não é tarefa difícil, né?!). Levei junto alguns brinquedinhos, mas não muitos, pois deixei para comprar outros lá. Fraldas levei apenas as necessárias para a viagem e para o 1° dia, também optei por comprar mais lá (aliás, várias marcas ótimas e bem baratas). O que levei para toda a viagem foi o leite Ninho 1+, pois não sabia se encontraria semelhante nos EUA. Ah, e não dá para esquecer as roupas para piscina/praia, para aproveitar os parques aquáticos. O filtro solar se encontra bem baratinho nas farmácias americanas… Beijão e boa viagem!

  2. Em 20 de julho de 2011 em 14:50 Magali respondeu com ... #

    Obrigada, Raquel!! Amei as dicas!

    Tu não experimentou dar pro Frederico aquelas caixinhas de Pediasure que tem nas farmácias/Walmarts nos EUA?

    Acho que vou fazer isso.

    Beijão

    • Em 20 de julho de 2011 em 15:19 raquel respondeu com ... #

      Oi, Magali! Não, não cheguei a experimentar. Mas ele era bem menor, tinha 1 ano e 3 meses, achei melhor não fazer “experiências”. Beijão.

      • Em 21 de julho de 2011 em 10:02 Magali respondeu com ... #

        hahahahahhahahaha!!!!
        Verdade, Raquel…

        Alicinha já está beirando os dois anos, vou tentar ver se ela aceita. Senão eu compro um leite em pó equivalente ao Ninho.

        Beijão!

        • Em 21 de julho de 2011 em 10:21 raquel respondeu com ... #

          Depois tu me conta como foi, Magali! Beijo.

Dê sua resposta