De Tudo, Diário da Gestação

39 semanas, 4 dias e muita expectativa – capítulo final: O PARTO

Por Raquel Guindani

 

Como prometi, aqui estou para contar como foi o parto da Valentina. O do Frederico eu relatei neste post em abril, lembram?

Pois bem, mais uma vez a natureza me agraciou com um parto normal e tranquilo. Embora tenha sido totalmente diferente de quando o Frederico nasceu – na gravidez dele a bolsa estourou com 38 semanas de gestação, foi aquela correria, ninguém estava esperando ainda, era véspera de Carnaval, todo o mundo viajando, minha família não conseguiu chegar a tempo…

Dessa vez, vocês acompanharam aqui a minha expectativa pela chegada da Valentina desde a 37ª semana. A minha guriazinha não queria saber de nascer, e a mamãe aqui se sentindo cada vez mais pesada e desconfortável… Na segunda-feira dia 25/07, na consulta com a minha querida obstetra Mariane Marmontel, ela constatou que eu já estava com 4 cm de dilatação, embora não tivesse sentido contrações fortes até então. Como ela percebeu que eu não aguentava mais, já estávamos quase chegando nas 40 semanas e eu já tinha uma boa dilatação, me propôs que fizéssemos um parto induzido no dia seguinte, com data e hora marcada. Aceitei na hora, claro!

Assim, pude me programar de véspera: avisei a minha família, que mora no interior, e eles conseguiram vir a tempo de assistir ao parto; chamei uma manicure em casa; tomei banho de banheira beeem demorado; encomendei trufas para servir às visitas no hospital; conversei com o Frederico e expliquei tudo o que iria acontecer. Enfim, fui dormir tranquila naquela noite, sabendo que a minha filha nasceria no dia seguinte.

Às 11 hs do dia 26/07 fomos para o hospital. Chegamos lá, fizemos toda papelada (nada disso deu tempo no parto do Frederico), e às 12:15 hs eu entrei na sala de pré-parto. A Dra. Mariane já estava lá me esperando. Às 13 hs ela colocou o soro para induzir o parto (ocitocina), e em seguida comecei a ter contrações, que foram ficando cada vez mais fortes e mais frequentes. Quando atingi 6 cm de dilatação, implorei pelo anestesista – as dores estavam muito fortes! A “santa criatura” chegou em seguida e me deu a analgesia, aliviando totalmente as dores. A partir daí, foi tudo muito rápido: às 15:30 hs já estava com os 10 cm de dilatação necessários para o parto, e a Dra. Mariane me avisou que tinha chegado a hora. Me prepararam para a transferência para a sala de parto, e quando cheguei lá senti que minha filha já ia nascer, fiquei até “segurando” enquanto  a médica e as enfermeiras se aprontavam… Vocês não vão acreditar, porque até a obstetra disse que isso é coisa rara, mas na primeira contração que tive, fiz força e a Valentina nasceu!!!! O parto mais rápido da história! Às 15:50 hs minha princesinha veio ao mundo, esperta, chorando, olhando tudo… Que sensação maravilhosa de alívio, felicidade e amor pleno!

Resumindo, achei o pré-parto da Valentina um pouco mais dolorido do que o do Frederico, mas o parto foi mais fácil ainda – o do Frederico eu já tinha achado tranquilo, mas dessa vez até eu me surpreendi!!! Não preciso nem dizer que estou cada vez mais fã do parto normal, né? Já disse que não sou radical em relação a isso, mas acho que, se a mulher tem condições, não há motivo para não tentar. A minha recuperação foi super fácil, desde a semana passada já estou buscando o Frederico na escola, estou liberada para fazer exercícios (mas ainda não arrumei tempo), meu corpo está voltando ao normal rápido, e até basquete com o Frederico eu já joguei no final de semana.

Para finalizar, gostaria de agradecer muito à minha médica, a Dra. Mariane, que ficou todo o tempo do meu lado na sala de pré-parto, sendo uma verdadeira amiga, carinhosa e atenciosa, além de muito profissional. Agradeço também à Dra. Dóris Millman, pediatra dos meus filhos, que foi também super dedicada em todos os momentos.

Embora eu saiba que os detalhes de um parto são chatos e só interessam a quem está envolvido com aquilo, resolvi descrever os “passos” de tudo que aconteceu comigo aqui para mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças o parto normal, e que há muita beleza em tudo que é natural. Sem forçar a barra, claro!

E o resultado de tudo isso aí está: minha filhota cheia de saúde, forte e linda, nos enchendo de felicidade.

Minha bonequinha ontem, com 15 dias de vida.

 

Aqui encerramos a seção “Diário da gestação” do site. A partir de agora, postarei novidades sobre a minha bebê na nova seção “Diário da Valentina”. Até mais!

Apoio:

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , ,

41 Respostas para “39 semanas, 4 dias e muita expectativa – capítulo final: O PARTO”

  1. Em 11 de agosto de 2011 em 9:38 respondeu com ... #

    Ela é MUITO bonita, Raquel!
    Parabéns!
    Bj, Jô

    • Em 11 de agosto de 2011 em 10:07 raquel respondeu com ... #

      Obrigada, Jô! Beijo.

  2. Em 11 de agosto de 2011 em 13:34 Marina Mottin respondeu com ... #

    Que bênção esses teus partos hein Raquel!!! Demais mesmo… parabéns, pois a gente se emociona só de ler e imaginar todo esse momento mágico. Um enorme bj de quem está sempre por aqui, corujando essa nova princesinha mais mimosa do pedaço.

    • Em 11 de agosto de 2011 em 15:02 raquel respondeu com ... #

      Marina, é como eu disse, eu tenho sorte e para mim os partos normais foram fáceis. Mas não sou radical, acho que se é para a mulher sofrer muito, não vale a pena. Obrigada pelo carinho! Beijo.

  3. Em 11 de agosto de 2011 em 14:38 Alessandra Z respondeu com ... #

    Raquel, e’ muito legal ler os teus relatos sobre parto normal! Que emoção a chegada da tua guriazinha! Parabéns mais uma vez! Um beijo com carinho para vocês!

    • Em 11 de agosto de 2011 em 15:02 raquel respondeu com ... #

      Obrigada, Alessandra querida! Beijo.

  4. Em 11 de agosto de 2011 em 15:18 Nurit respondeu com ... #

    Que parto MARAVILHOSO!!! É impressionante como cada corpo é diferente, né?
    O meu, da Taly, foi suuuper diferente… Mas o importante, no final, é termos nossos babies lindos e saudáveis nos braços, né?
    Adorei o relato.
    Um beijo

    • Em 11 de agosto de 2011 em 15:58 raquel respondeu com ... #

      Nurit, não só cada corpo é diferente, como cada gestação é diferente também. Basta ver quão diversos foram os meus dois partos… Como foi o parto da Taly? E o Beni, quase, quase? Beijão!

      • Em 11 de agosto de 2011 em 17:25 Nurit respondeu com ... #

        O Beni quase, quase… 38 semanas e 5 dias. Mas acredito que chegue até as 40 de novo.
        Da Taly, entrei em trabalho de parto com exatas 40 semanas. Foram 19 horas de contrações super fortes e nada de dilatação. Em função disso, não podia nem tomar anestesia e nem induzir. Daí desisti e fui para a cesárea, pois comecei a ficar sem esperanças (no histórico da minha família, quase ninguém consegue parto normal). Na verdade, fui frustrada, pois queria muito parto normal. Mas depois, foi tudo tão tranquilo e maravilhoso, que estou pensando seriamente desta fez ir direto para a cesarea… Risos. Beijos

        • Em 11 de agosto de 2011 em 17:27 raquel respondeu com ... #

          Puxa, Nurit, que história… Só imagino o sofrimento, 19 horas de dores! Te admiro pela persistência. Mas se não deu, não deu, né? Depois nos conta como foi do Beni! Beijão e boa sorte nessa reta final.

        • Em 11 de agosto de 2011 em 17:28 Nurit respondeu com ... #

          Até eu escrevi Beni… que falha! É Beny!! Risos

          • Em 11 de agosto de 2011 em 18:53 raquel respondeu com ... #

            Sorry!

          • Em 11 de agosto de 2011 em 22:33 raquel respondeu com ... #

            Comentário enviado por Karine Possebon pelo Facebook: “Estou me inspirando nos teus comentários… ! bjs”
            É isso aí, Karine! Vai te preparando para o momento mais especial da tua vida! Beijo.

  5. Em 11 de agosto de 2011 em 15:18 MARIANA respondeu com ... #

    Ameiiiiii
    Fiquei arrepiada
    e me deu mais vontade ainda de sentir na pele toda essa emoção !!!
    Parabéns

    • Em 11 de agosto de 2011 em 15:58 raquel respondeu com ... #

      Mari, o parto é sem dúvida o momento de maior emoção da vida de uma mulher! Beijo.

  6. Em 11 de agosto de 2011 em 15:49 Aline Vicente - mamãe do Brian 9 meses respondeu com ... #

    Parabéns Raquel, lindíssimos os teus depoimentos sobre teus partos, muito encorajador, eu também queria muito parto normal, mas não pude devido a pré-eclâmpsia, mas também foi mega tranquilo!

    Nossa vendo a Valentina assim dá uma vontadinha de dar uma maninha para o Brian hihihi, não sei se terei coragem tão cedo, tenho medo de ter a pré-ecllampsia de novo.

    Beijokas pra essa família linda e Completa!!!

    • Em 11 de agosto de 2011 em 16:00 raquel respondeu com ... #

      Aline, é como eu disse, só sou a favor do parto normal quando não coloca a mãe e o bebê em risco. No teu caso, realmente não tinha como, né? Agora, sobre ter outro bebê, posso te garantir que é MARAVILHOSO ter o segundo filho. Emoção e amor em dose dupla! Beijão.

  7. Em 11 de agosto de 2011 em 16:20 Lílian respondeu com ... #

    Lindo depoimento, parabéns pela boneca! bjs!

    • Em 11 de agosto de 2011 em 17:26 raquel respondeu com ... #

      Obrigada, Lilian! Beijo.

  8. Em 12 de agosto de 2011 em 14:34 Luciana respondeu com ... #

    o terceiro filho voce vai espirrar e ele/a vai sair!!! kkkk
    brincadeiras a parte parabens mais uma vez e muito bom saber que foi tudo tranquilo e um parto maravilhoso.
    teus pais puderam assistir o parto ou ficaram ali fora?
    tua filha eh linda, nao estou falando isso pq sou tua amiga, mas ela eh, uma pintura!!
    um otimo dia dos pais para vcs, beijo grande

    • Em 12 de agosto de 2011 em 14:38 raquel respondeu com ... #

      Aahahah, essa é boa, Lú! Só quem assitiu ao parto foi o Rodrigo, meus pais e todo o resto das famílias ficaram aguardando do outro lado do “aquário”, daí logo após o parto o Rodrigo levou ela lá na janela para eles verem. Muito obrigada, querida! Beijão.

  9. Em 13 de agosto de 2011 em 13:02 Sany Ternes respondeu com ... #

    Olá Raquel!!!

    Emocionante teu relato, amei…
    Quero deixar aqui registrado que admiro muito a tua coragem, e que tua filhota é linda, gordinha e cheia de saúde!!!
    Parabéns, estava vibrando por aqui, pois fico me imaginando também…
    Um beijão bem grande no teu coração e dos teus filhinhos!

    • Em 13 de agosto de 2011 em 14:42 raquel respondeu com ... #

      Oi, Sany! Muito obrigada! Estamos encantados com a nossa guriazinha. Tenho ficado sabendo notícias tuas pela Mariana – agora é reta final, né? Tenho certeza de que terás um ótimo parto! Beijão e boa sorte.

  10. Em 13 de agosto de 2011 em 23:54 Bethiele respondeu com ... #

    Raquel, q belo relato!! Fico feliz q o parto da Valentina tenha sido tão ou mais tranquilo q o do Frederico… quando eu crescer quero ser igual vc rsrsrsrs ah, a tua morena ta linda demaaais. Beijos e mtas felicidades p vcs!!!

    • Em 15 de agosto de 2011 em 8:20 raquel respondeu com ... #

      Tomara que quando chegar a tua hora, seja tudo bem tranquilo também, Bethiele! Muito obrigada. Beijo.

  11. Em 16 de agosto de 2011 em 16:22 Camila respondeu com ... #

    oi, estou vendo que és de POA! fiz minha eco hoje estou com 15 semanas, e a médica deu 80% de menino hehe você fez as suas em que clinica? a minha proxima quero em algum médico que me dê certeza!

    bjs e parabéns!!! sua familia é linda!

    • Em 16 de agosto de 2011 em 18:26 paula respondeu com ... #

      Camila, recomendamos o Raul Moreira Neto, da Ecomoinhos. Para mais informações, acesse o site: http://www.ecomoinhos.com.br.

    • Em 16 de agosto de 2011 em 22:41 raquel respondeu com ... #

      Camila, as minhas primeiras ecografias fiz na Unimed, que foi onde descobri o sexo (nas 2 vezes), mas depois acabei fazendo as ecos finais com o Dr. Raul, da Ecomoinhos, ele é ótimo. Não deixa de fazer uma Eco 3D com ele! Beijo e parabéns pelo bebê.

  12. Em 16 de agosto de 2011 em 17:25 zana respondeu com ... #

    Nossa Raquel, que legal você dar esse depoimento, é bom as novas mamães saberem que parto normal nao é bicho de sete cabeças kkkk hoje as grávidas já entram no consultorio pedindo cesárea, isso aconteceu com várias da minha família, eu tive dois partos normais e sempre fui adepta ao normal, cesárea só em último caso, como foi o caso da Nurit, aí não tem jeito mesmo, parabéns! dizem que os próximos vão ficando mais facéis kkk eu não quis saber se realmente era verdade e parei na segunda, e você? grande beijo

    • Em 16 de agosto de 2011 em 22:42 raquel respondeu com ... #

      Zana, concordo contigo! Eu ainda não dedici se vamos parar na Valentina ou se tentaremos um terceiro filho… Adoro família grande, mas tenho medinho do trabalhão que dá cuidar de 3 filhos… Vamos ver. Beijos.

  13. Em 24 de agosto de 2011 em 12:35 Natassha respondeu com ... #

    Parabéns, Raquel! Assim como você, também esperava um menina e com o mesmo nome: Valentina. Tua filhota nasceu dia 26/07 e a minha dia 27/07. Vou relatar bem resumido: pela noite do dia 26 comencei a sentir a minha barriga dura e leves fisgadas, como já estava com 1 dedo de diltação meu médico solicitou que qualquer dor que tivesse fosse ao hospital direto, como as fisgadas eram poucas, resolvi esperar para ir pela manhã do dia 27. Às 8:00 chego ao Hospital Moinhos de Vento, e passo a ser examinada pelo bloco obstétrico de emergência. Quando cheguei lá já estava com 3 dedos de dilatação. Pois bem, meu médico, Dr.Carlos Marques, estava no aeroporto e só chegaria em Porto Alegre pelas 11:00, e ainda para completar ele tinha um parto já marcado às 12:00 no Hospital Divina Providência. Toda a minha programação de ter a Valentina no Moinhos foi por água à baixo, quando ele falou comigo e disse que o bebê era para aquele dia! O que pra mim foi uma surpresa, pois estava com 36 semanas. Resolvi, então, ir até o Hospital D.Providência, pois não sentia dores, e estava tudo tranquilo. Cheguei lá pelas 11:30 e meu médico já me aguardava, para surpresa 4 dedos de diltação. Meu médico adiantou o outro parto para me acompanhar. E assim eu fui tendo 5, 6, 7, 8 de diltação. Para surpresa do médico e de toda equipe médica, eu continuava tranquila como se nada tivesse ocorrido. E assim quando cheguei aos 10 de diltação, a Valentina nasceu, dia 27/07, às 14:07, de PN, sem anestesia, nem nada, pesando 2,510kg e medindo 46,5cm, ganhou APAGAR 10/10. E assim concluo que o parto normal não era nada do que eu pensava ou imaginava (dores imensas, gritos, horas de TP…) Nada disso! Recomendo e muito o PN. Parabéns Raquel, hoje quase 99% dos partos feitos são cesárea.

    • Em 24 de agosto de 2011 em 15:14 raquel respondeu com ... #

      Natassha, em primeiro lugar, parabéns pelo nascimento da tua Valentina! Nossas guriazinhas são xarás e nasceram quase juntas! Que bom que deu tudo certo no teu parto, adorei o relato, pode ser que estimule outras mamães a tentarem o PN. Admirável tu não teres feito nenhuma analgesia – sem estar anestesiada acho que eu não encarava! Manda uma fotinho da tua Valentina para publicarmos na seção de Participações Sociais aqui do site. Beijão.

      • Em 25 de agosto de 2011 em 13:08 Natassha Peuckert Costa respondeu com ... #

        Raquel, com certeza, é escrevendo e relatando que outras futuras mamães também podem se inspirar no PN. Para qual email mando a fotinho da minha fofa? Bjs.

        • Em 25 de agosto de 2011 em 13:37 raquel respondeu com ... #

          Natassha, podes mandar para raquel@maesaobra.com.br, junto com os dados de nascimento: local, data, peso, altura, nome dos pais. Beijo.

  14. Em 19 de setembro de 2011 em 18:14 Fabienne respondeu com ... #

    Raquel,

    Obrigada por dividir conosco tua experiência com o parto normal!!! Adorei o depoimento da Natassha tb. Estou grávida de 36 semanas e também pretendo ganhar o Martim de PN. Mas sem neuras, sempre digo à minha obstetra: “parto normal se for para ser normal”. Segundo a Dra Anacélia Paganin, até o momento tudo indica um provável parto normal!!! Estou na expectativa!

    Ah! Em tempo, a tua Valentina é muito linda!!! Parabéns! Já comecei a acompanhar o diário da Valentina tb!!!

    Bjos.

    • Em 19 de setembro de 2011 em 18:38 paula respondeu com ... #

      Boa sorte, Fabi!!! Estamos na tua torcida. Beijos

    • Em 20 de setembro de 2011 em 10:05 raquel respondeu com ... #

      Fabi, o importante sempre é tudo dar certo para a mãe e o bebê. Tu estás quase lá, em seguida estarás com teu gurizinho nos braços! Ah, obrigada por acompanhar o Diário da Valentina, e te prepara que em seguida teremos novidades aqui no site! Beijo.

  15. Em 16 de abril de 2012 em 11:56 Juliana respondeu com ... #

    Oi Raquel,

    Queria saber mais sobre como foi a preparação do Frederico para a chegada da Maninha… Estou com 33 semanas e me questiono muito sobre isso, pois quero fazer da melhor maneria possível para a Duda!!! Tu escrevestes que conversou com ele na noite anterior explicando tudo que iria acontecer… Mas tu já conversavas antes sobre esta questão de hospital?? Ele foi para a aula normalmente no dia e depois foi conhecer a Maninha???
    Se puderes nos passar mais sobre este lado do irmão mais velho… heheheh
    Beijos
    Ju

    • Em 16 de abril de 2012 em 14:16 raquel respondeu com ... #

      Oi, Juliana! 33 semanas já?! O tempo passa rápido, né? Quanto à preparação do Frederico, quando começou a chegar mais perto do parto, eu e o Rodrigo explicamos para ele que a mamãe iria para o hospital para a maninha nascer, e que o papai ficaria lá junto comigo. Também dissemos que ele poderia nos visitar assim que ela nascesse, e que em dois dias estaríamos em casa. Inclusive mostrei o vídeo do nascimento dele para ele. Como no fim meu parto foi “agendado” porque precisei induzir, na noite anterior explicamos tudo para ele, rezamos juntos e dissemos que a maninha estava louca para conhecê-lo. Ele perguntou dos presentes, e eu disse que ela traria o que ele havia pedido. Minha médica tinha marcado para eu estar no hospital às 12 hs, então ele foi na escolinha normalmente de manhã, já sabendo que não nos encontraria em casa na volta de lá. O motorista da minha sogra buscou ele na escola para mim, e ele ficou com a babá em casa até a hora do parto. Logo após a Valentina ter nascido, ele foi para o hospital e, junto com toda a família, a viu na vitrine. Ficou lá até a hora de eu ir para o quarto, conheceu a mana, ganhou os presentes, tirou fotos, e veio dormir na nossa casa com a minha irmã e o meu cunhado (o Rodrigo ficou comigo no hospital). No dia seguinte, não foi à aula, foi para o hospital de manhã. Ficou bastante tempo lá. De noite, o Rodrigo veio dormir em casa com ele, e a minha mãe dormiu comigo no hospital. E no outro dia já saímos do hospital… Vou ver se faço um post sobre isso e sobre as reações dele à chegada da irmãzinha, ok? Beijão.

      • Em 16 de abril de 2012 em 15:05 Juliana respondeu com ... #

        Oi Raquel,
        Pois é, o tempo voa, né…
        Obrigada pelo teu relato!!! É bom trocarmos estas experiências!!!
        Eu não quero que o Marcelo fique comigo no hospital, pois ela nunca dormiu sem a gente, então não quero ligar a chegada da Maninha a isso…
        Eu vou fazer cesárea, então vai ser marcada, eu pensei em ela ir para a escola normalmente também e depois ir para o hospital conhecer a Maninha…
        Se puderes fazer um post sobre as reações do irmão mais velho eu ia adorar!!! :)
        Sabes que ela adora a Maninha, né… Ela brinca com a minha barriga, fala como se fosse a Maninha falando, sempre inclui ela em tudo que vamos fazer… Sempre é a Mamãe, o Papai, a Duda e a Maninha!!! É um carinho só… Mas depois que nasce a gente sabe que as coisa mudam, né… E me preocupo com isso (de repente, um pouco demais até), e ouvindo de outras Mamães que já passaram por esta fase a gente fica mais tranquila!!! Hoje, quando estava levando ela para a escola, e contando para ela porque o nome dela era Maria Eduarda (a professora vai começar um trabalho com eles sobre os nomes, e pediu para conversarmos com eles sobre isso) e ela dizia, “o nome da Maninha é Valentina a minha godinha” hehehe… Ela chama de minha gordinha, minha gostosa e enche de beijos e abraços… Quando eu busco ela na escola, ela da beijo na Maninha antes de dar em mim… heheheh É muito legal ver esse carinho todo, mesmo entes de ela nascer…
        Beijos e obrigada pela atenção!!!

        • Em 16 de abril de 2012 em 17:23 raquel respondeu com ... #

          A tua vai ser Valentina também? Que legal! O Frederico sempre foi muito carinhoso com a minha barriga também, e depois que a maninha nasceu, continuou extremamente afetuoso com ela. Na época do nascimento, demonstrou pouco ciúmes. Mas agora, de uns 2 meses para cá, começaram a aparecer alguns sintomas… Vou preparar um post, pode deixar! Beijão.

Dê sua resposta