De Tudo

20 de setembro: dia do gaúcho lembrar porque é gaúcho, tchê!

Na linda imagem do fotógrafo Germano Preichardt, Santiago está no colo do tio Vinicius.

 

Por Paula Tweedie

Feriadinho amanhã…  Esta semana será mais curta!!! Que maravilha, né? Como bons gaúchos que somos, provavelmente curtiremos o dia de folga com o pequeno, comendo churrasco e tomando chimarrão no sítio da família do meu marido. Acho incrível como o Santiago, do alto do seus dois anos e meio de idade, naturalmente já segue as tradições da nossa gente. “Mais carne, mamãe. Quero a cuia, papai.” Êta guri que honra as raízes, esse meu. 

Amanhã vamos comemorar o 20 de setembro de 1835, data em que os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam em Porto Alegre. Foi em 20 de setembro que começou a Guerra dos Farrapos (também chamada de Revolução Farroupilha), o mais longo conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos. Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra.

Conversando semana passada com a Raquel sobre a Semana Farroupilha, tive a impressão de que no interior as comemorações são mais prestigiadas do que aqui na capital. A minha amiga, que tem família que mora “para fora”, conta que nessa data praticamente toda a cidade se envolve no desfile do 20 de setembro. Aqui em Porto Alegre as coisas são diferentes, não? É verdade que o dia também é celebrado por essas bandas, mas parece que por um segmento de pessoas que já tem o hábito de frequentar CTG, não sei. De qualquer forma, não dá para deixar que o 20 de setembro passe em branco para as crianças. As tradições estão aí para serem passadas de geração em geração. Eu prometo que farei a minha parte. Nesta semana, terá festinha gaúcha na escola do Santiago e, com o maior orgulho, tirarei a bombachinha com cheiro de naftalina do closet. Ah, eu sou gaúchaaa!

Em tempo: para quem ainda precisa comprar roupa típica para as crianças, há dicas de lojas de Porto Alegre neste post aqui.

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , ,

6 Respostas para “20 de setembro: dia do gaúcho lembrar porque é gaúcho, tchê!”

  1. Em 19 de setembro de 2011 em 17:13 André respondeu com ... #

    Linda foto. Esse conjunto – campo, cercado rústico, cavalo, tio e sobrinho (de bico) – compõe uma das imagens mais expressivas para essa data farroupilha.

    • Em 19 de setembro de 2011 em 17:18 paula respondeu com ... #

      Bem que o nosso gauchinho poderia ter largado o “bibi” para a foto, né? Tomara que a Dra. Juliana Barata não veja o post. Hehehe. Beijos.

  2. Em 19 de setembro de 2011 em 20:28 respondeu com ... #

    Gostei da foto. E do texto.
    Ah, e eu também sou gaúcha!

    • Em 19 de setembro de 2011 em 21:03 paula respondeu com ... #

      Que bom! Hehehe Beijos

  3. Em 21 de setembro de 2011 em 12:14 Camila respondeu com ... #

    Muito linda a foto. É certo que eu sou suspeita, mas tá realmente linda.

    • Em 21 de setembro de 2011 em 13:12 paula respondeu com ... #

      Camila, também sou suspeita, mas não é linda? Hehehehe

Dê sua resposta