A rotina e as descobertas do bebê, De Tudo

A técnica de enrolar na manta

Foto: Banco de imagens Google

 

Por Raquel Guindani

Pessoal, vocês sabem que sou fã do livro A Encantadora de Bebês, né? Pois então, a autora Tracy Hogg insiste muito na eficácia da técnica de enrolar o bebê na manta para acalmar e fazer dormir.

Na verdade, essa é uma técnica muuuito antiga, inclusive a minha sogra me deu várias fotos do meu marido enrolado como um “pacotinho” quando recém-nascido (detalhe: ele DETESTOU se ver assim, rsrs). Segundo Tracy Hogg, enrolar na manta é uma forma de remover a estimulação do ambiente. Antes dos três meses, os bebês não têm controle dos braços e pernas e, quando estão cansados, acabam agitando mais os bracinhos e as perninhas. O bebê não percebe seus membros como parte dele – parecem objetos móveis que pertencem ao ambiente – e por isso esses movimentos o distraem e perturbam, evitando que pegue no sono.

Em alguns países essa técnica é ensinada ainda no hospital para as mamães, mas aqui no Brasil não (ao menos não me ensinaram). Consiste no seguinte: colocar uma manta quadrada na horizontal e dobrá-la em um triângulo; dobrar o canto do triângulo para baixo (na sua direção), formando uma margem reta; deitar o bebê na manta, alinhando o pescoço dele com essa dobra e a cabeça para fora da manta; colocar o braço esquerdo dele em um ângulo de 45° sobre o peito e passar o canto direito da manta sobre o peito do bebê, encaixando-a sob o lado esquerdo do corpo dele; trazer a parte inferior da manta para cima, para cobrir as pernas dele estendidas; por fim, passar o canto esquerdo da manta sobre o peito dele e encaixá-lo sob o lado direito do corpo. Ufa! Essa é a explicação que está no livro, mas eu sinceramente acho difícil de reproduzir.

Procurei na internet, e a nossa leitora e também blogueira Carol P. do www.motherlovedatabase.com, que mora em Londres, fez um post sobre isso (a técnica chama-se swadlling em inglês) bem interessante, como essas figurinhas aqui (para mim, essa história é o legítimo “entendeu ou vou ter que desenhar?”, pois nunca consegui captar direito como se faz…). Olhem os desenhos:

 

 

Encontrei um vídeo que também explica bem direitinho como fazer o tal “pacotinho” no site BabyCenter, vejam aqui.

Bem, depois de tantas explicações, tenho que confessar que nunca consegui fazer direito essa técnica aqui em casa. Com o Frederico eu tentei algumas vezes, mas o pacotinho sempre se desmanchava. Acho que eu não usava uma manta de tamanho apropriado, ou de repente não me esforçava em imobilizar de fato o bebê, pois no meu inconsciente sempre pensei que essa amarração toda devia dar uma certa fobia ou sensação ruim na criança. E com a Valentina tentei só uma vez, logo que ela nasceu. Pra variar, não deu certo. E agora ela vem se mostrando uma criança tããão calminha que, sinceramente, não sinto necessidade. Casa de ferreiro espeto de pau, hehe…

E então, leitoras, vocês usam ou usaram essa técnica? Funciona? Contem para nós!

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , , , ,

21 Respostas para “A técnica de enrolar na manta”

  1. Em 13 de outubro de 2011 em 11:37 Nurit respondeu com ... #

    Raquel,

    Eu uso sempre.
    Já usava com a Taly e é impressionante como eles sentem-se protegidos.
    Uso a técnica ensinada no DVD ‘The happiest baby on the block’, com uma manta comprada nos EUA. Lá, como a técnica é muito difundida, existem lojas especializadas neste tipo de produto.
    A Carters mesmo tem uma linha super bacana.

    Beijos,

    • Em 13 de outubro de 2011 em 13:24 raquel respondeu com ... #

      Boa dica, Nurit! Beijos.

  2. Em 13 de outubro de 2011 em 15:10 Natassha Peuckert respondeu com ... #

    Tentei usar na Valentina mais não consegui, ela chorava até que tirasse ela da manta… rsrsrs… (ela gosta dos braçinhos livres)…. pena que ela não gostou, mais acho bem interessante… Bjs

    • Em 13 de outubro de 2011 em 15:20 paula respondeu com ... #

      Natassha, eu também acho super interessante isso, mas nunca consegui aplicar a técnica com o Santiago… Beijo.

    • Em 13 de outubro de 2011 em 16:29 raquel respondeu com ... #

      Natassha, com o Frederico também acontecia isso, parecia que ele se sentia amarrado no pacotinho… Nem o sling consegui usar com ele! E com a Valentina eu desisti de tentar… Beijo.

  3. Em 13 de outubro de 2011 em 15:10 Fernanda respondeu com ... #

    Oi Raquel, tentei algumas vezes “empacotar” o Benicio, mas acho que ele não gostou muito ou fiz algo errado. Mas o fato de morarmos numa região do país bem quente (Ribeirão Preto – SP) também colaborou com isso, desde que o Benicio saiu da maternidade quase não tivemos temperatura inferior a 35C e o desconforto do calor pode ser maior pra ele. Mas tenho feito uma variação de empacotá-lo, quando está muito agitado e chorando tento sempre pegar os dois bracinhos dele e cruzá-los sobre o seu peito, isso já o acalmou bastante, aí fico com ele um pouco no colo e volto para o berço ou carrinho.

    Obrigada pelas dicas e grafismos.
    Bjs.

    • Em 13 de outubro de 2011 em 15:25 paula respondeu com ... #

      Fernanda, nada como colo de mãe, né?

    • Em 13 de outubro de 2011 em 16:35 raquel respondeu com ... #

      Fernanda, isso é engraçado mesmo, pois eu também sempre tive a sensação de que meus filhos não gostavam de ficar empacotados, mas todo o mundo diz que essa técnica acalma os bebês… Vai ver eu não fiz direito! Isso de segurar os bracinhos no colo eu também faço e realmente funciona! Beijo.

  4. Em 14 de outubro de 2011 em 9:25 Carol P respondeu com ... #

    Gurias,
    Q bacana o blog por aqui ! Obrigada !
    Sou fa de carterinha do swaddling, funcionou divinamente com a gente. Compramos o blanket especial, mas faziamos com uma mantinha de malha tambem. Bom jah comentei por aqui em um outro post.
    Aqui em Londres eh muit comum e os blakets, mantinhas especias estao a venda em todos os lugares e as midwifes usam a tecnica no hospital tambem.
    x Carol P

    • Em 14 de outubro de 2011 em 10:56 raquel respondeu com ... #

      Carol, já notei que essa técnica é muito mais comum na Europa e nos EUA do que aqui. Até que idade tu usou com a C?
      Ah, e não precisa agradecer, o teu blog é ótimo, e essa troca de experiências é muito rica! Beijo.

  5. Em 16 de outubro de 2011 em 13:25 Cristiane Zasso respondeu com ... #

    Sou fã da Encantadora de bebês também! Adoro as dicas dela e coloco quase todas em prática. Mas a técnica de enrolar na manta não consigo… Acho que o bebê se sente incomodado. Não usei com nenhuma das minhas duas filhas. Entretanto, faço dormir só com batidas nas costas e sh sh sh! Uma maravilha!

    • Em 17 de outubro de 2011 em 10:03 raquel respondeu com ... #

      Cristiane, essa técnica de fazer dormir da Encantadora é ótima, também uso! Beijo.

  6. Em 17 de outubro de 2011 em 1:23 Fany respondeu com ... #

    funciona! usei com minha bebe, fiz o curso do 5-S do Happiest baby on the block, e realmente e magico! acalma na hora, recomendo!pode usar a mantinha o uma que ja vem montadinha, com velcro para fechar (swaddle me) em clima quente se pode usar uma mantinha mais leve

    • Em 17 de outubro de 2011 em 10:05 raquel respondeu com ... #

      Fany, esse curso deve ser muito bom, né? Tu fizeste nos EUA? Legal essa mantinha com velcro! Beijo.

  7. Em 18 de outubro de 2011 em 22:02 daniela plesnik respondeu com ... #

    eu comprei nos EUA a manta swaddle me e não vejo a hora de testar no Bento. Tem lojas em PoA que tem para vender, uma delas é a Lua Crescente, mas vi em outras!
    Depois que o Bento nascer conto como foi… agora falta pouco!
    bjs Dani & BB bento – 36 semanas!

    • Em 18 de outubro de 2011 em 23:59 paula respondeu com ... #

      Dani, falta bem pouquinho… O Santiago nasceu com 36 semanas! Boa sorte!!! Não esquece de nos avisar quando o Bento nascer. Beijos.

    • Em 19 de outubro de 2011 em 10:20 raquel respondeu com ... #

      Ótima dica, Dani! Obrigada! Beijo.

  8. Em 20 de outubro de 2011 em 23:09 Fany respondeu com ... #

    Sim Raquel, fiz aqui nos EUA, no hospital onde nasceu minha filha oferecem o curso, tambem tem um DVD e o livro, onde explica todo

    • Em 21 de outubro de 2011 em 6:51 raquel respondeu com ... #

      Que legal, Fany! Beijos.

  9. Em 4 de novembro de 2011 em 19:19 virginia respondeu com ... #

    Ola
    eu utilizo a tecnica da manta no meu filho Bernardo de 2 meses e meio e posso dizer que ele comecou a dormir muito melhor e no minimo 5 a 6 horas seguidas apos esse uso.
    aprendi com a consultora de bebes Mariana Alves que veio ate a minha casa e me ensinou a tecnica. Ela se baseia nos ensinamentos da encantadora de bebes, tendo estudado nos EUA esta tecnica. o seu site e thebabycompany.com.br. recomendo, para mim foi a solucao do sono do meu pequeno, entre outras dicas preciosas.

Dê sua resposta