Fashion & Design, Fashionista desde Criancinha

Aias e pajens, a alegria do casamento

Por Raquel Guindani

Me digam se a parte mais engraçadinha de um casamento não é a entrada das aias e pajens na igreja? Eu adoro ver os pequenos todos arrumadinhos, se achando importantes, envolvidos no clima…

É claro que a participação das crianças só faz sentido se elas forem realmente próximas dos noivos, como primos, sobrinhos, filhos de amigos íntimos, etc. Ah, e crianças menores de 3 anos considero bem difícil de entrarem na igreja. O Frederico teve a distinção de pajem nos casamentos das minhas irmãs, mas era super pequeno, e por isso entrou no cortejo de padrinhos junto comigo e com o meu marido.

Quando nossos filhos recebem um convite para ter uma participação tão especial em um casamento, nos sentimos lisonjeados, e logo começamos a pensar na roupa da cerimônia, não é mesmo? Mas, afinal, quem deve escolher a roupa, mandar fazer, e… parte chata da história: PAGAR pela roupa da criança? Que eu saiba, segundo as regras de etiqueta, os noivos é que devem arcar com essa despesa, mas acredito que depende da família e da situação dos noivos… Há também a opção de alugar, ou mandar fazer um roupa para primeiro aluguel. Entretanto, de uma coisa não tenho dúvida: a noiva tem de participar da escolha dos trajes das daminhas e pajens para que os mesmos estejam em harmonia entre si e também com a decoração e as roupas dos noivos e padrinhos.

Os meninos (pajens) podem usar meio-fraques ou mini-ternos nas cerimônias noturnas, mais formais. Geralmente seguem o mesmo estilo das roupas do noivo e dos padrinhos. O mais usual é paletó cinza com calça risca de giz e colete cinza claro. A gravata pode ser modelo comum, borboleta ou plastron. Já nos casamentos realizados durante o dia, os pajens podem usar roupas claras, e apenas conjuntos de calça, colete e camisa.

Para as daminhas ou aias, como tudo que é do universo feminino, as opções são muitas: vestidos em tecidos nobres com detalhes coloridos ou todos brancos; tiaras, faixas ou flores no cabelo; vestidos estampados ou coloridos para cerimônias diurnas; modelos com saias rodadas, longos, de corte princesa… Acho bonitinho o sapato ser da mesma cor do vestido, e nunca de salto (não gosto de crianças de salto alto). Geralmente, nos vestidos das meninas se coloca um detalhe que lembre o vestido da noiva ou a decoração do casamento: uma faixa, flores ou bordados delicados.

Vejam abaixo alguns modelinhos que gostei:

Esses são do desfile Spring 2013 do Oscar de La Renta. Lindos, não? Adorei as cestinhas com flores!

Esses são do casamento real da Kate e do William, não preciso nem dizer, né?! Lindos os vestidos das meninas com o laço grande nas costas. São da estilista inglesa Nicki Macfarlane.

Essa daminha linda também é da Nicki Macfarlane.

Vestido da Little Bevan – amo esse tom de verde da faixa, acho muito chique.

Esse modelo eu peguei so site da revista Manequim Noiva – gosto da faixa preta na cintura, fica bem clássico.

 

Para os pajens, modelinho tradicional da Black Tie.

Esses modelos são da Black Tie também, o menino de smoking e a menina de vestido verde musgo de shantung.

 

E então, os filhos de vocês já foram pajem ou aia? Como foi a experiência? Recentemente, o Frederico foi convidado por uma amiga para ser pajem do casamento dela e disse que não quer. Não vou forçar nada. Se ele realmente não quer, não vai ser. Infelizmente, porque eu adoraria…

 

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , , , ,

12 Respostas para “Aias e pajens, a alegria do casamento”

  1. Em 25 de abril de 2012 em 11:46 Ana Carolina respondeu com ... #

    Oi Raquel
    Acompanho sempre o blog, mas nunca tinha comentado. Adorei este post. Eu casei no ano passado, e minhas sobrinhas, na época com 2 anos, foram as aias. Eu fazia muita questão que elas participassem, e não me importaria se na hora de entrar desistissem, eu estava até mesmo preparada para isso. Mas elas não só entraram, como foram a sensação da festa, dançando na pista, encantadas com as luzes. Elas curtiram muito, estavam se achando duas princesas. E para mim foi muito especial ter a participação delas. Acho que o fundamental é deixar as crianças bem à vontade, escolher roupas e sapatos confortáveis e, no caso das meninas, nada de penteados mirabolantes que machucam a cabecinha delas. Um beijo para vocês

    • Em 25 de abril de 2012 em 13:30 raquel respondeu com ... #

      Oi, Ana Carolina! Que bom que tu nos acompanha, e que bom que mandaste comentário agora, pois adoramos saber a opinião de vocês! Comenta sempre!!!! É muito bacana envolver as crianças da família no clima do casamento, né? Minhas irmãs quando casaram também fizeram questão que o Frederico participasse, mesmo sendo bem pequeno. Que amor que elas foram tuas aias com apenas 2 aninhos, deve ter sido lindo de se ver! Ah, e boa lembrança essa do penteado não ser mirabolante! Beijo.

  2. Em 25 de abril de 2012 em 13:00 paula respondeu com ... #

    Bruna Linck Gullo: “adorei a matéria!!! meu pajem foi mto especial p mim!! e a mãe dele Maria Cláudia Pons Mentz se puxou no traje… estava lindo demais!!! bjs”

    • Em 25 de abril de 2012 em 13:31 raquel respondeu com ... #

      Bruna, posso imaginar que lindo que não foi o outfit de um dos gurizinhos da Maria Cláudia… Ela se puxa sempre, os guris são lindos e bem vestidos! Beijos.

  3. Em 25 de abril de 2012 em 13:59 Mariana respondeu com ... #

    A entrada dos pajens é a parte mais fofa do casamento né?
    E na minha opinião quanto menores forem, mais lindo fica!
    Quando eu casei, minha dama (da família do meu esposo) tinha 2 anos, mal tinha aprendido a andar, foi de fraldas (fofa!) e o pajem (da minha familia) tinha 5 anos..
    Eu jurava que a menina não ia entrar, pois quando a mãe dela ensaiava em casa, ela saía correndo com a florzinha na mão, que dó hehe
    Quando fui escolher o vestido dela, deixei que ela escolhesse, e criamos uma historia na cabeçinha dela, que ela iria no casamento da barbie, e ela se deslumbrou com a ideia..
    Ela mesma escolheu o vestido e a coroinha.. Eu só queria que ela estivesse confortável, portanto não me preocupei muito com roupas e penteados exagerados.. Foi uma dama super clean, e LINDA!
    No dia do casamento ela surpreendeu a todos, não chorou, foi maravilhosa!!
    Roubou a cena rss

    ADOREI
    Beijão

    • Em 25 de abril de 2012 em 22:20 raquel respondeu com ... #

      Que legal, Mariana! Deve ter sido lindo mesmo! Beijos.

  4. Em 25 de abril de 2012 em 17:29 Luciana respondeu com ... #

    Oi! O meu gurizinho tem 2 anos e meio, e, no último dia 14, foi pajem no casamento do meu primo. Treinei bastante ele, dizendo que ele seria o príncipe, e a priminha dele (de 2 anos) a princesa. Ele foi junto escolher o terninho, curtiu cada detalhe. Mas já havia sido combinado que, se eles não quisessem entrar, não seria forçado.
    Não é que na hora ele fez tudo maravilhosamente certo, entrou todo concentrado levando uma cestinha de prata com as alianças. A priminha não quis entrar, mas ele, mesmo assim, não desistiu.
    Me encheu de orgulho e pede para ser príncipe de novo!
    Uma coisa que eu li (pesquisando na internet) é que vale oferecer um presentinho para crianças dessa idade se sentirem motivados. Eu fiz isso e deu super certo.
    Bjs pra vcs

    • Em 25 de abril de 2012 em 22:23 raquel respondeu com ... #

      Que legal, Luciana! Corajoso ele, não desistiu nem com a negativa da priminha! Boa dica essa do presentinho, às vezes temos que apelar para esse tipo de “psicologia” mesmo, hehe (mas só de vez em quando, né?). Beijo.

      • Em 26 de abril de 2012 em 16:43 paula respondeu com ... #

        Sábado que vem o Santiago também será pajem. Vamos ver como ele vai se comportar… hehehe

  5. Em 27 de abril de 2012 em 12:01 Jaciana (mãe da Júlia) respondeu com ... #

    Quando eu me casei, a minha daminha tinha 2 anos e o pajem 3, tbm sou daquelas que acha que quanto menores mais bonitos, mesmo correndo o grande risco de na hora eles não entrarem. Mas graças a Deus eles entraram de mãozinhas dadas, foi a coisa mais linda…lá de fora escutei o coro dos convidados “ooooun” kkkkkkkkk
    O mais legal foi a mãe da daminha me dizer depois que ela tava dizendo a todo mundo que tinha se casado….kkkkkkkkkkk

    • Em 27 de abril de 2012 em 13:26 raquel respondeu com ... #

      Que amor, Jaciana! Beijos.

  6. Em 12 de maio de 2012 em 10:53 Michelle respondeu com ... #

    A Nicole vai ser daminha no casamento do meu primo,em setembro. Ela vai estar com 2 aninhos recém feitos..A noiva deixou que a gente escolhesse o vestido, pq ela vai ser a única menina.. Já to desde agora imaginando a minha pequena.. Tomara que ela entre,né?!

Dê sua resposta