De Tudo

Lava roupa todo dia, que agonia

 

Por Raquel Guindani

Eu nunca fui muito prendada, nem muito chegada nas coisas “da casa”. E isso inclui as roupas: até eu casar, não fazia a mínima ideia de como se devia fazer para lavar/secar/passar este ou aquele tecido. Nem sabia qual sabão deveria usar! (Ok, podem me criticar.)

Mas daí casei (hiii que faz tempo!), e comecei a ter de me interessar por esses assuntos domésticos. E depois que tive filhos, fui me aperfeiçoando mais (como criança suja roupa!). Deixo claro que não sou nenhuma especialista, longe disso, mas quis trazer o assunto para trocarmos algumas figurinhas.

Aqui em casa a roupa dos bebês sempre foi lavada somente com sabão de glicerina líquido. Nada de amaciante, nem alvejante, nem tira-manchas nos primeiros meses. Foi assim que fui orientada a fazer quando estava grávida do Frederico, e segui à risca as recomendações para não haver risco de alergia de pele nas crianças (e os meus filhos são BEM alérgicos). Após os 6 meses, já começamos a usar Vanish para algumas manchas mais difíceis. Mas sabão em pó até hoje uso pouco mesmo nas roupas do Frederico, prefiro o sabão de glicerina, que é mais suave. Só para sujeiras muito “brabas” é que o Omo entra em cena. A roupa das crianças é lavada separada da nossa (minha e do meu marido), inclusive tem balde só para eles. Mas muita coisa já vai na máquina de lavar.

E a secadora? No inverno frio e úmido de Porto Alegre, morando em apartamento, não tem como evitar o seu uso. O problema é saber usar a tal da secadora. Quantas roupas já encolheram aqui em casa…

Até que um dia fui na lavanderia perto de casa mandar lavar umas roupas de lã e casacos das crianças (roupas mais delicadas costumo mandar lavar fora), e a dona do estabelecimento me ensinou a “ler” os símbolos das etiquetas. Achei super útil, daí procurei na internet, e reproduzo uma tabela bem explicativa aqui para vocês. Vale imprimir e colar na área de serviço!

Legal, né? Lembrei de fazer esse post porque na semana passada a babá dos meus filhos veio me perguntar se podia botar na secadora um casaquinho de moletom da Valentina, daqueles forrados de pêlo por dentro, sabem? Recorri à tabela acima, e olhando na etiqueta do casaco, vi que ele só podia ir na secadora com temperatura baixa (ciclo delicado). Deu certo, o casaco ficou inteiro, não encolheu!

E vocês, têm alguma dica para nos dar? Como lavam as roupas dos seus filhos? O Frederico está numa idade que se suja tanto, mas tanto, que muitas vezes só o Vanish resolve! Esse produto é super consumido aqui na minha casa, hehe…

Você gostou? Então compartilhe:

Tags: , , , , ,

20 Respostas para “Lava roupa todo dia, que agonia”

  1. Em 16 de julho de 2012 em 11:52 Michelle respondeu com ... #

    Ai, nao sei usar o vanish…Minhas manchas nunca saem..hehehe

    • Em 16 de julho de 2012 em 12:04 raquel respondeu com ... #

      Michelle, aqui em casa em geral quem limpa as roupas das crianças é a babá, mas sei que tem que diluir antes o Vanish em água, e daí colocar no lugar da mancha e deixar um tempo, para depois lavar. Cuidado com as minha dicas, porque como eu disse, estou LONGE de ser uma especialista no assunto, hahaha. Beijo.

  2. Em 16 de julho de 2012 em 12:43 Camila, mãe da Pi respondeu com ... #

    Tenho pavor de lavar roupa, mas cabe a mim esta tarefa lá em casa. Também lavo as da Pietra separadas das roupas dos adultos, mas toco tudo na máquina, em saquinhos, separados por cores, ciclo delicado. Não uso a secadora porque é pequena, cabe pouca coisa. Se pudesse, mandava lavar TUDO na lavanderia!!!

    • Em 16 de julho de 2012 em 21:25 raquel respondeu com ... #

      Ahahah,Camila, adorei a sinceridade! Boa ideia essa dos saquinhos separados por cores, vou adotar! A minha secadora é grande, mas noto que muitas vezes acaba detonando as roupas… Agora que comecei a prestar atenção nas etiquetas acho que não vou mais ter problemas de encolhimento. Beijão.

  3. Em 16 de julho de 2012 em 13:56 Nayara respondeu com ... #

    Olá meninas!
    Aqui em casa uso o Ola bebê para as roupas do Felipe desde que nasceu (hj está com quase 3 anos). Continuo usando pois o Felipe tb é bem alérgico, então prefiro não arriscar. Uso um sabão de côco líquido para as roupas de cama e toalhas dele. Lavo as coisas dele separadas, mas vai (praticamente) tudo na máquina, inclusive na secadora. Outro dia encolhi umas meias que tinha acabado de comprar..rsrs
    Preciso aprender a usar o Vanish tb pois assim como o Frederico, o Felipe mancha muitas roupas.
    Bjoos

    • Em 16 de julho de 2012 em 21:26 raquel respondeu com ... #

      Nayara, nunca experimentei esse Ola Bebê, vou testar aqui em casa! Beijos.

      • Em 17 de julho de 2012 em 11:43 Nayara respondeu com ... #

        Raquel, o Ola bebê é ótimo e tem um cheirinho muito bom. Também fiquei com vontade de experimentar o sabão de glicerina líquido, não o conheço. Bjoos

        • Em 17 de julho de 2012 em 11:50 raquel respondeu com ... #

          É bem básico, mas bom justamente por ser neutro, Nayara! Beijo.

  4. Em 16 de julho de 2012 em 14:55 Ana Carolina respondeu com ... #

    Oi Raquel
    Eu também me perco com esses símbolos. Achei muito bacana a idéia da lavanderia na Casa Cor: a parede atrás das máquinas de lavar e passar tinha ilustrações (não me lembro se era azulejo ou outro material) com estes símbolos. bem grande, bem prático e ficou muito bonito. Vou imprimir a tua ilustração e colar na minha lavanderia. Bjos

    • Em 16 de julho de 2012 em 21:29 raquel respondeu com ... #

      É verdade, Ana Carolina! Eu e a Paula vimos isso na Casa Cor mesmo, mas acabei esquecendo e não mencionei no post… Valeu pela lembrança! Beijo.

  5. Em 16 de julho de 2012 em 16:27 Amanda respondeu com ... #

    Olá, eu faço super diferente de você!
    Sempre lavei na máquina as roupas da minha bebezinha. Claro que tomo alguns cuidados. Verifico se a maquina está limpa e separo por tipo de roupas. Acho bem mas pratico no dia a dia, que é uma correria só. No processo da maquina coloca amaciante e sabão em pó e até agora não deu nenhum tipo de alergia. E as roupas dela não são misturadas com a nossa.
    Beijos

    • Em 16 de julho de 2012 em 21:33 raquel respondeu com ... #

      Amanda, quando o Frederico era menor usei amaciante na roupa dele e ele ficou cheio de bolinhas na pele, por isso nem me arrisco a experimentar com a Valentina, que está se mostrando MAIS alérgica do que ele (ela teve alergia até a shampoo Johnson’s quando recém nascida!). Mas é como eu disse, às vezes colocamos na máquina as roupas também, pois é muita coisa para lavar na mão! Beijo d obrigada pela participação.

      • Em 17 de julho de 2012 em 19:27 Amanda respondeu com ... #

        É , não vale a pena arriscar!
        Aqui em casa eu tb uso OLA bebe, que é ótimo, além de cheiroso!
        Bjs

        • Em 17 de julho de 2012 em 21:42 raquel respondeu com ... #

          Legal! Beijo.

  6. Em 16 de julho de 2012 em 17:30 Renata respondeu com ... #

    Olá, aqui em casa tb uso o ola baby para todas as roupas da Ana Luísa, memo antes dela nascer, ela tb tem o balde exclusivo para as roupas dela, e para as roupas de lá, a Judy, que criou meu marido e agora cuida da pequena tem uma ótima dica, colocar a roupa de molho, depois enxaguar e só coloca para centrifugar na maquina, a roupa sai quase seca, e quanto a secadora comprei aquelas tipo varal, não amarrota tanto as roupas e nunca encolheu nada….

    • Em 16 de julho de 2012 em 21:35 raquel respondeu com ... #

      Renata, na minha casa também algumas roupas vão direto do balde para a centrífuga. A minha secadora é daquelas de tombo (é assim que se fala, não?) da Brastemp. É boa, mas muito potente, por isso temos que cuidar o ciclo escolhido para não encolher as roupas. Beijo.

  7. Em 18 de julho de 2012 em 10:39 Aline Vicente - mamãe do Brian 1a7m respondeu com ... #

    Ou Raquel e amigas, olha eu lavei as roupas do Brian com sabão de glicerina líquido neutro até os seis meses separados na máquina e sequei sempre ao sol, ou no varal de chã dentro de casa quando estava chovendo, e depois dos seis meses coloquei umas duas ou três peças com sabão em pó (Surf que já vem com o amaciante Fofo nele) pra não ser tão abrasivo, junto com as nossas roupas e não deu alergia alguma nele então passei a lavar todas as roupas do Brian com Surf junto com as nossas e nunca tivemos problema com ele, e no inverno seco na secadora (tipo varal não de tombo e nada encolhe tbém).

    Deu super certo conosco pq o Brian não deve ser alérgico e então facilita muito.

    Quanto ao vanish, uso no balde do Brian para lavar os babeiros e as fraldas de boca e de comer maça etc… pra tirar as manchas, coloco sabão em pó, + Vanish puro e dá-lhe água quente da chaleira, fervendo…sai tudinho não precisa nem esfregar só deixar a té a água esfriar e enxaguar na máquina junto com o restante das roupas e pronto, branquinho!

    Beijokas amadas!

    • Em 19 de julho de 2012 em 10:07 raquel respondeu com ... #

      Boa dica essa do Vanish, Aline, gostei! Ah, eu também uso esse Surf Fofo às vezes, realmente é mais suave do que Omo. Será que vou ter que comprar uma dessas secadoras tipo varal? Todo mundo fala tão bem… Beijos e obrigada pelas dicas!

  8. Em 20 de julho de 2012 em 23:28 Ana Paula respondeu com ... #

    Oi Raquel, a dica que eu costumo usar para secar roupas de bebe no tempo do inverno, quando os dias estão muito úmidos, é posicionar um ventilador ligado na direção das roupinhas, as quais estão penduradas no varal da área de serviço. Funciona bem, embora seja necessário gastar energia elétrica, mas quebra um galho quando estamos com muitas roupas sujas e o tempo não ajuda para secá-las.

    Bjs
    Ana Paula

    • Em 23 de julho de 2012 em 9:18 raquel respondeu com ... #

      Boa dia, Ana Paula! Vento sempre ajuda, né? Beijo.

Dê sua resposta