Babá Service, Como identificar uma boa profissional

Quais características fazem de uma babá uma boa profissional?

A boa profissional babá tem que ter bastante responsabilidade e comprometimento com o trabalho. Gostar de criança é necessário, mas diria que mais do que isso, ela tem que se vincular com a criança e curtir muito todas as funções que fazem parte do universo infantil.


 

Quais qualidades são indispensáveis?

Podemos levantar várias qualidades como: ser afetiva, ter muita paciência, ter humildade no sentido de aceitar as orientações dos pais e ser discreta.

Quais defeitos são toleráveis?

A capacidade de tolerar os defeitos de cada um é muito particular de cada família, o que pode ser insuportável para mim para o outro pode ser tolerável, mas quando a família sente que a babá gosta das crianças e é carinhosa com elas, às vezes, toleram atrasos, faltas, desorganização, porque o mais importante são as crianças estarem bem.

Quais atividades fazem parte do trabalho da babá?

A babá pode se envolver com tudo que se refere às crianças como: alimentação, roupas e arrumação do quarto.

Que dicas poderia dar para quem fará a seleção de uma profissional?

Saber no que já trabalhou, quanto tempo ficou e motivos das saídas, perguntar sobre a sua família e o cuidado com os seus filhos. Não contratar se alguma coisa ficar meio nebulosa e, se possível, ligar para empregos anteriores. Peça xerox da identidade e comprovante de residência e verifique os antecedentes criminais.

As mulheres têm de quatro a seis meses de licença-maternidade. Na sua opinião, qual é a melhor opção para a volta ao trabalho, é deixar a criança com uma babá ou colocá-la numa escolinha? Por quê?

Se a família não tem condições de remunerar bem e ter uma boa babá é melhor a escolinha, pois lá mais pessoas estarão fiscalizando os cuidados com a criança, mas se a família dispõe de recursos e pode fazer uma seleção criteriosa, a babá tem algumas vantagens: cuidar da criança no seu ambiente (sua caminha, seus brinquedos, seu quartinho…), ter um “olhar” exclusivo da cuidadora que atenderá as suas necessidades, a cuidadora qualificada estimulará e brincará com a criança e ela ficará mais protegida de doenças. Até dois anos de idade a criança não socializa ainda, então, ela não interage com outras crianças, o que seria a maior função da escolinha: a socialização.

O que pensa em relação às babás morarem no emprego? Essa facilidade compensa ou não?

Acho que se buscamos babás saudáveis emocionalmente, o melhor é não morar. Com raras exceções esse “casamento” dá certo. As babás, como qualquer profissional, precisam ter uma distância do seu trabalho para “recarregar as baterias”. Quanto à facilidade, penso que quando decidimos ter filhos deixamos de lado essa palavra, pois o que pode ser “fácil” pra mim, pode ser prejudicial para o filho, e a maternidade e paternidade deve ser o maior exercício de desprendimento da nossa vida.

Quanto custa e como funciona o esquema para a babá dormir uma ou duas vezes por semana na casa onde trabalha para os pais poderem sair?

Aconselho a perguntar para babá quanto custa a noite de trabalho ou qualquer extra, pois não existe um valor fixo. Já vi noites custarem de quarenta a cem reais.

As cuidadoras de crianças hoje estão mais qualificadas?

Bem mais qualificadas. Hoje não queremos mais uma babá que apenas repare os nossos filhos, buscamos pessoas com conhecimento, com iniciativa para imprevistos  e que também sejam um modelo positivo, que se expressem bem e sejam criativas.

Quais cursos já existem na área?

Além do curso específico para babás, que normalmente as agências oferecem, recebemos candidatas com o curso de educadora assistente, magistério, técnica de enfermagem e pedagogia.

O que acha do monitoramento por câmera do que acontece em casa, na ausência dos pais da criança?

Acho que cada família deve ter o seu jeito de verificar se o trabalho da babá está sendo adequado. A câmera é um deles.

Quanto custa, em média, uma babá por mês?

Depende da carga horária, uma babá em horário integral custa de oitocentos a mil reais.

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *