Treinamento funcional o que é? Personal trainer Joseane Canova Explica

Quem me acompanha no Facebook viu que no início de março pedi uma sugestão de personal trainer para os meus amigos. Foi aí que conheci a Joseane Canova e entendi um pouquinho mais do tal do treinamento funcional que a Raquelzita tanto me falava… E não é que essa modalidade realmente faz diferença? Não vou mentir para vocês. Malhar para mim sempre foi e continua sendo uma tortura, mas estou bem feliz com as mudanças que já começo a sentir no meu corpo. Convidei, então, a minha teacher para falar um pouquinho sobre o treinamento funcional para vocês. E se ficarem com alguma dúvida, podem mandar que ela responde.

O que é treinamento funcional?

É uma modalidade que está ganhando vez nas academias por se tratar de uma atividade mais completa. Trabalha valências físicas como força e equilíbrio.  Isso tem tornado esse tipo de treinamento muito popular já que em um mesmo exercício trabalhamos o corpo de forma global, prevenindo lesões e fortalecendo todos os músculos com movimentos naturais.

Qual o diferencial dessa modalidade?

O corpo não é trabalho isoladamente e sim, como um conjunto. Durante um mesmo exercício, simultaneamente, são trabalhados diversos músculos. Isso ajuda muito na prevenção de lesões, na melhora postural e no fortalecimento muscular

Quais são os acessórios usados?

Além do próprio corpo, são usados acessórios como, por exemplo, bola e elástico.

Gestantes podem fazer? 

Nos três primeiros meses não se deve fazer nenhuma atividade física intensa, mas se a gravidez estiver bem e a gestante for liberada pelo médico ela pode e deve realizar esse tipo de atividade com exercícios leves e moderados e com acompanhamento da frequência cardíaca. O treinamento funcional é recomendado para mulheres grávidas desde que seja acompanhado de um profissional capacitado.

Quais os benefícios dessa atividade para quem está grávida?

Muitas mulheres durante a gestação possuem dor nas costas, principalmente na lombar. É importante fortalecer essa musculatura e dentro do treinamento funcional existem diversos exercícios que realizam essa função. O centro de gravidade da mulher também muda e precisamos aperfeiçoar o equilíbrio e readaptar diversas atividades do dia a dia. O treinamento funcional ajuda na estabilização da coluna e na melhora da postura através do fortalecimento dos músculos abdominal e lombar.

Quais são as contra-indicações?

Existem diversos exercícios complexos com um certo nível de dificuldade. Durante a gestação eles devem ser riscados da lista das gestantes investindo em exercícios mais leves, de fácil execução e baixo risco.

E as mulheres que acabaram de ter filho, também podem fazer esse treinamento?

Se a mulher fizer atividades físicas durante a gestação irá se recuperar mais rápido do pós-parto e poderá retomar as atividades num período menor. Esse tipo de treinamento irá ajudar a fortalecer a mus

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