Quem me acompanha no Facebook viu que no início de março pedi uma sugestão de personal trainer para os meus amigos. Foi aí que conheci a Joseane Canova e entendi um pouquinho mais do tal do treinamento funcional que a Raquelzita tanto me falava… E não é que essa modalidade realmente faz diferença? Não vou mentir para vocês. Malhar para mim sempre foi e continua sendo uma tortura, mas estou bem feliz com as mudanças que já começo a sentir no meu corpo. Convidei, então, a minha teacher para falar um pouquinho sobre o treinamento funcional para vocês. E se ficarem com alguma dúvida, podem mandar que ela responde.
O que é treinamento funcional?
É uma modalidade que está ganhando vez nas academias por se tratar de uma atividade mais completa. Trabalha valências físicas como força e equilíbrio. Isso tem tornado esse tipo de treinamento muito popular já que em um mesmo exercício trabalhamos o corpo de forma global, prevenindo lesões e fortalecendo todos os músculos com movimentos naturais.
Qual o diferencial dessa modalidade?
O corpo não é trabalho isoladamente e sim, como um conjunto. Durante um mesmo exercício, simultaneamente, são trabalhados diversos músculos. Isso ajuda muito na prevenção de lesões, na melhora postural e no fortalecimento muscular
Quais são os acessórios usados?
Além do próprio corpo, são usados acessórios como, por exemplo, bola e elástico.
Gestantes podem fazer?
Nos três primeiros meses não se deve fazer nenhuma atividade física intensa, mas se a gravidez estiver bem e a gestante for liberada pelo médico ela pode e deve realizar esse tipo de atividade com exercícios leves e moderados e com acompanhamento da frequência cardíaca. O treinamento funcional é recomendado para mulheres grávidas desde que seja acompanhado de um profissional capacitado.
Quais os benefícios dessa atividade para quem está grávida?
Muitas mulheres durante a gestação possuem dor nas costas, principalmente na lombar. É importante fortalecer essa musculatura e dentro do treinamento funcional existem diversos exercícios que realizam essa função. O centro de gravidade da mulher também muda e precisamos aperfeiçoar o equilíbrio e readaptar diversas atividades do dia a dia. O treinamento funcional ajuda na estabilização da coluna e na melhora da postura através do fortalecimento dos músculos abdominal e lombar.
Quais são as contra-indicações?
Existem diversos exercícios complexos com um certo nível de dificuldade. Durante a gestação eles devem ser riscados da lista das gestantes investindo em exercícios mais leves, de fácil execução e baixo risco.
E as mulheres que acabaram de ter filho, também podem fazer esse treinamento?
Se a mulher fizer atividades físicas durante a gestação irá se recuperar mais rápido do pós-parto e poderá retomar as atividades num período menor. Esse tipo de treinamento irá ajudar a fortalecer a mus